You are here

O cinema: “A Uma Hora Incerta”, de Carlos Saboga, e Fonseca e Costa

Filme “A Uma Hora Incerta” de Carlos Saboga e Fonseca e Costa

Carlos Saboga, realizador do recente Photo (2012), mas sobretudo conhecido como argumentista (por exemplo, Jaime, 1999, O Milagre Segundo Salomé, 2004, As Linhas de Wellington, 2012, Mistérios de Lisboa, 2010), estreou agora “A Uma Hora Incerta”.

O filme traça um retrato de Portugal durante a Segunda Guerra, através de Vargas, inspetor da polícia política de Salazar, da sua filha Ilda e de Laura, uma refugiada francesa que procura fugir da guerra por Lisboa, com o seu irmão.

O filme, com uma sóbria economia de meios, passa-se dentro de um hotel deserto, agora casa de família de Vargas, cuja mulher está misteriosamente doente num quarto onde só tem a companhia da rádio e do som de um cinema vizinho, e onde a filha reina, tendo a empregada como única companhia. O ambiente é triste, como o da sociedade em tempo de guerra, e os ecos do mundo aparecem pela chantagem de um colega de Vargas na polícia.

O desejo da filha, que quer chamar a atenção do pai, e o desejo do pai, que protege Laura para fugir da sua vida, vão tecendo o drama que terminará brutalmente mas que se desvanece levemente, como se tudo desaparecesse quando os personagens se vão embora. O desejo e a sua incerteza são as forças que movem a história.

Filmado com representações contidas, “A Uma Hora Incerta” é, como o realizador certamente quereria, um vislumbre sobre o passado desse Portugal fechado que nos fez o século XX.

José Fonseca e Costa

NB – Estava escrita esta nota quando soube da morte de José Fonseca e Costa. Realizador dos mais influentes, amante de cinema e da vida, cronista, professor, inventor de tudo o que é preciso para um filme, Fonseca e Costa desapareceu quando tinha um filme a meio.

Faz falta.

Homenageio o homem, o amigo e o criador que continuou sempre a fazer aquilo de que gostava.

Artigo de Francisco Louçã, publicado em blogues.publico.pt a 2 de novembro de 2015

Sobre o/a autor(a)

Professor universitário. Ativista do Bloco de Esquerda.
Termos relacionados Cultura
(...)