You are here
Turquia: AKP vence eleições. Esquerda pró-curda mantém-se no Parlamento

O AKP do primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, venceu as eleições turcas com 49,4%, quando já estavam escrutinados 97,5% dos votos. Com este resultado, o AKP recupera a maioria absoluta que havia perdido nas eleições de junho.
Os resultados dão uma vitória clara ao partido islamista, que poderá, agora, governar sozinho, como era sua aspiração. O também partido do Presidente Erdogan forçou a convocação destas legislativas, após descartar qualquer coligação com as restantes forças parlamentares. Em segundo lugar ficou o partido republicano laico CHP, com 25,4% dos votos, seguido dos nacionalistas do MHP com 11,9% e do partido de esquerda pró-curdo HDP com 10,6%.
Os nacionalistas do MHP são a força política mais castigada desta eleições, passando de 16% e terceira força política para o partido com menos mandatos no hemiciclo, atrás daqueles que têm como “inimigos de eleição” - o HDP, que passa a terceira força política.
No entanto, também o HDP sofreu um assinalável revés eleitoral. Após ter sido a surpresa eleitoral em junho, agora, ficou poucas décimas acima da cláusula barreira dos 10% - a mais elevada do mundo. Pouco tempo depois dessas eleições, o Governo, dominado pelo AKP, rompeu o cessar fogo, que vigorava há 3 anos, e retomou as hostilidades contra os curdos do PKK. Segundo alguns analistas políticas, o reacender do conflito prejudicou o HDP.
Add new comment