You are here

Left Unity do Reino Unido solidária com esquerda de Portugal

A Left Unity (Unidade de Esquerda) condena a ação ilegítima e anti-democrática do Presidente Português [Cavaco] Silva de banir do poder a esquerda portuguesa, na sequência de uma eleição geral em que os partidos de esquerda conquistaram no seu conjunto 50,7% dos votos.
Left Unity do Reino Unido condena a ação ilegítima e anti-democrática

A Left Unity (Unidade de Esquerda) é um partido político de esquerda do Reino Unido, fundado em 2013 na sequência de um apelo lançado pelo realizador Ken Loach.

Numa tomada de posição com o título “Defender a democracia em Portugal, Por um governo de esquerda”, a Left Unity manifesta a sua solidariedade com a esquerda de Portugal.

No artigo, para além de condenar a atitude de Cavaco Silva, a Left Unity afirma também:

“O Partido Socialista, em conjunto com o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista, têm a prerrogativa parlamentar para formar um governo maioritário, mas o presidente [Cavaco] Silva exorbitou das suas funções para impor uma agenda ideológica reacionária. Ele abusou da sua posição para impedir um governo de coligação das esquerdas de cumprir o seu mandato de por um fim ao regime de austeridade da Troika.

Após o esmagamento pela União Europeia do Syriza por ter confrontado a ideologia da austeridade, este é mais um ataque contra a vontade democrática dos povos europeus.

Erguemo-nos em solidariedade com a esquerda e o povo de Portugal.”

O comunicado é assinado por Kate Hudson, Secretária Nacional da Left Unity (Unidade de Esquerda).

Tradução de Sadiq S. Habib para esquerda.net

Termos relacionados Política
(...)