You are here

Metade das famílias com filhos vive com menos de mil euros

Um inquérito da DECO sobre o orçamento das famílias portuguesas revela que 3 em cada 4 perdeu rendimento nos últimos anos. E 1 em cada 5 famílias não tem como pagar a prestação da casa e as contas da água, luz e gás.
Foto Paulete Matos.

O efeito das políticas de austeridade sobre as famílias portuguesas fica bem ilustrado num inquérito promovido pela DECO com mais de 1200 respostas entre outubro e novembro do ano passado. Metade das famílias com filhos sobrevive com menos de mil euros por mês e 18% não consegue pagar a prestação da casa e as contas da água, luz e gás.

As famílias com filhos menores são as que passam mais dificuldades, incluindo aquelas em que os dois cônjuges trabalham. Em dois terços das respostas das famílias inquiridas, a prestação da casa é uma das grandes parcelas do orçamento familiar, por vezes a somar a outros empréstimos bancários.

Mais de metade dos inquiridos admitiu já ter deixado passar a data limite para o pagamento de contas, com a fatura das comunicações a ser a primeira escolhida para ficar em atraso.

Termos relacionados Sociedade
(...)