You are here

Irlanda: Sinn Féin prepara aliança para governo de esquerda

Os republicanos irlandeses devem anunciar esta semana um acordo com outras forças e independentes a partir da plataforma política Right2Change, que junta sindicatos e movimentos contra a austeridade.
Foto Sinn Féin

O objetivo do documento é criar “a perspetiva de eleição do primeiro governo de esquerda na história do estado irlandês” e para isso o Sinn Féin estará disposto a dar indicação aos seus eleitores para usarem o voto preferencial em candidatos de outros partidos. No sistema eleitoral irlandês, os eleitores ordenam os candidatos consoante a sua preferência, para evitar o desperdício de votos.

Até dia 30, o partido liderado por Gerry Adams deverá anunciar a adesão a esta plataforma programática construída a aprtir da experiência das lutas pelo direito à água que têm mobilizado a sociedade irlandesa nos últimos anos. O combate à austeridade, o aumento do investimento público e dos impostos sobre o capital, bem como as alterações ao Tratado Orçamental europeu estão na agenda das propostas do documento Right2Change, que junta muitos independentes e defende o direito à água, à saúde, à habitação e educação.

A imprensa irlandesa diz que o Sinn Féin está disposto a dizer aos seus apoiantes para usarem a segunda e terceira preferência de voto em candidatos de outros partidos de esquerda, mesmo que esses partidos não adotem a posição recíproca, como aparentemente será o caso da Aliança Anti-Austeridade liderada por Paul Murphy.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)