“Viva a República catalã!”, exclama a nova presidente do parlamento

No discurso inaugural de Carme Forcadell, a nova presidente da Assembleia defendeu que o órgão deixe de ser um parlamento regional para tornar-se nacional e com plenas competências.
Foto Parlament de Catalunya (Job Vermeulen), 2015.

Carme Forcadell foi eleita com os votos de 77 deputados, representando 57% da câmara. Aos votos da coligação ‘Junts pel Sí’ (CDC e ERC), que venceu as eleições sem maioria absoluta, juntaram-se os da CUP e de cinco deputados da coligação ‘Catalunya Sí que es Pot’ (ICV, EUiA e Podemos), segundo relata o Publico.es. Tal como no parlamento português, o voto é secreto e em urna.

No discurso inaugural do seu mandato, Forcadell apelou aos deputados para “fechar a etapa autonómica” e abrir “o processo fundacional” de um “país livre cheio de cidadãos livres”, com um processo constituinte.

“Para que serve a utopia? Para caminhar. Que o parlamento se converta no lugar onde a utopia se manifesta, que os sonhos da rua entrem no parlamento”, prosseguiu Carme Forcadell, concluindo o discurso com “Viva a democracia, viva o povo soberano, viva a República catalã”.

A ex-dirigente da Esquerda Republicana da Catalunha presidiu até maio à Assembleia Nacional Catalã, o movimento independentista que organizou as grandes marchas pela independência da Catalunha nos últimos anos.

O acordo para a formação do novo governo ainda não foi alcançado, com a CUP a resistir à continuidade de Artur Mas à frente do executivo. Os votos destes deputados da esquerda radical independentista são necessários para assegurar a maioria ao bloco político que defende a transição da Catalunha para a independência.