You are here
Pimento passa a ser propriedade privada da multinacional suíça Syngenta

“As plantas foram desenvolvidas para produzir pimentos sem sementes e são provenientes de cruzamentos normais, usando a biodiversidade existente. Esta variedade não foi produzida através de engenharia genética e como tal é totalmente natural – resultou de séculos de atividade agrícola por um sem número de produtores e não foi 'inventada' por nenhuma empresa”, lembra a Plataforma Transgénicos Fora, que condena a atribuição da patente do pimento à Syngenta.
A Plataforma acusa ainda o IEP de transgredir a lei europeia, que proíbe a concessão de patentes para processos de cruzamento convencional, e de “servir os seus próprios interesses, uma vez que as receitas deste instituto aumentam com cada patente atribuída”.
Christoph Then, da coligação No Patents on Seeds!, alerta que, “passo a passo, patente a patente, as multinacionais estão a tomar o controlo da nossa alimentação quotidiana”.
“Agora a Syngenta pode impedir qualquer pessoa de cultivar e colher este pimento, de o vender ou de o usar em mais cruzamentos. A privatização da nossa alimentação levanta preocupações profundas e pede uma resposta clara e urgente por parte do poder político”, acrescenta.
Margarida Silva, da Plataforma Transgénicos Fora, refere, por sua vez, que "Portugal tem tudo a perder”.
“Podemos compreender que países como a Suíça ou a Alemanha, onde as multinacionais como a Sygenta e a Bayer estão sediadas, defendam o atual apoio incondicional aos interesses da indústria. Mas a agricultura portuguesa vai fazer o quê, quando deixar de poder guardar e cruzar sementes e tiver de pagar direitos de autor por cada pé de tomate, de bróculo ou de pimento? Esperemos que o próximo governo perceba que tem de se envolver neste assunto, e com urgência", remata.
Comments
É assim que começa: conseguem
É assim que começa: conseguem leis favoráveis do poder político corrupto.
Depois disso é só obedecer ou transgredir a lei e ser-se condenado.
O poder de monopólio fica consolidado e é só pagar.
A "Vaca leiteira" a favor dos acionistas começa a dar leite e eles a mamarem!
Apenas isto: maldito governo PSD/CDS
maldito governo PSD/CDS
Pelo comentário vê-se bem que
Pelo comentário vê-se bem que não sabe do que fala e fala só por falar!!
O que tem o nosso governo a
O que tem o nosso governo a ver com a patente Suiça? É preciso ser muito atrasada para não perceber que Portugal não manda nada...esqueceu que é a União Europeia que controla tudo? Não percebe que venha que governo vier aqui e noutros países o mesmo se passará? Acorde minha senhora para o que se passa na realidade
As patentes são registadas
As patentes são registadas país a país logo o governo português poderia chumbar a patente se não fosse conivente com a situação.
Para o senhor do comentário
Para o senhor do comentário "o que tem o nosso governo a ver" apenas 2 palavras:
Desobediência Civil.
Ninguém manda tão pouco que
Ninguém manda tão pouco que não mande nada, e ninguém pode tão pouco que não possa nada. Inversamente, ninguém manda tanto que mande tudo e ninguém pode tanto que possa tudo. Essa história de Portugal não mandar nada é uma má desculpa para não reagir. Reagir pode-se sempre: é assim, como sempre foi, que quem manda pouco passa a mandar mais. E, já que fala em acordar para a realidade, acorde a senhora: as realidades do poder podem parecer muito fortes, mas não são nada em comparação com a realidade das coisas - e esta não está a favor de quem manda na UE.
Só faltava esta depois de
Só faltava esta depois de Monsanto. Os políticos que autorizam isso são loucos.. Espero que os nossos agricultores continuem a guardar as sementes. Tenho uma pequena horta e guardo as sementes que posso.
ignorar patentes abusivas
Tal como noutras situações como a do TTIP, a solução é não cumprir a lei, neste caso ignorar patentes abusivas.
Mas...Tem de ser feito com cobertura do poder local (a nível nacional), e isso requer uma certa dose de nacionalismo saudável.
Isto já se passou nos Estados
Isto já se passou nos Estados Unidos com a colza e muita tinta fez correr. Neste caso parece-me absurdo pois enquanto a outra era transgénica aqui estamos a falar de cruzamentos naturais. Deixo aqui no entanto um aparte... Quando dizem que a Syngenta pode impedir outras pessoas de usar esta espécie noutros cruzamentos, há a realçar que sendo os pimentos sem semente não servem obviamente para mais nada senão o consumo
E os governos do Sul da
E os governos do Sul da Europa não dizem nada?? Este IEP existe para patentear a natureza?? Mas o que e isto?? Vamos ter que plantar batatas na clandestinidade?? Alguém tem de por mão nisto o que vira a seguir??
Mas a natureza pertence a privados??? Desde quando????
Mas desde quando é que se pode por uma patente em algo natural? Não quero saber quem acha que manda no quê...eu recuso servir de cobaia e ser servil de gente imbecil e gananciosa, pois isto apenas acontece devido a lucros que querem tirar à força e não para poder melhorar algo natural em nome da saúde para todos. Se todos recusarem algo assim, o que vão fazer? Multar o mundo???
Durante o consulado Sócrates
Durante o consulado Sócrates lembro de se ter proposto a proibição de guardar sementes. Segundo percebi seriam TODAS, ou seja que, o acto (milenar) de guardar sementes seria considerado ilegal e TODAS as sementes teriam de ser compradas. Presumo que tenham recuado nesse "sonho maravilhoso" pois os camponeses de todos os quadrantes políticos se revoltariam, seria esticar a corda até todos os limites. Sonhar não custa!
Nenhum governo poderá
Nenhum governo poderá privatizar o mundo natural isso incluí de não se poder proibir a recolha da àgua da chuva por um bem público. Governos são reguladores e não passam disso.
São trangénicos?????
Boa noite.
Se é um OGM, fora.
Se é uma variedade resultante de puro hibridismo, significa tão somente que o agricultor dispunha de 87 variedades de pimento para poder cultivar e agora dispõe de 88. Todas têm um "dono". A empresa produz as sementes, os agricultores compram as ditas e produzem os pimentos de acordo com as suas práticas agrícolas. É sua a escolha, de acordo com o mercado a que se destina, se o pimento que vai produzir é amarelo, verde, vermelho, com polpa, oco, se é da Syngenta ou do A. Pereira Jordão. Quem compra os pimentos faz deles o que muito bem lhe aprazer e não tem que se justificar perante ninguém. Sempre foi assim. Ou não?
Desde que não seja OGM, há alternativa a isto?
Cumprimentos.
Esta notícia, estas
Esta notícia, estas movimentações já têm anos a serem cozinhadas! No fundo, nem se trata de corrupção, mas de complacência! Desde que a comida chegue à mesa, ninguém quis saber como ela lá chegava, nem o real custo da mesma! Quando recomendo a agricultura biológica, só ouço que é cara, mas quando sai um iPhone novo, as filas são enormes e o dito esgota em menos de nada! Estas ondas de revolta são até divertidas! Ando há vinte anos a lutar contra este resultado, e durante vinte anos fui acusada de histérica, de sofrer do complexo de cassandra, de não ter mais nada com que me preocupar... Por isso, quando leio estes comentários cheios de indignação, só penso que quando a verdadeira factura cair, quando começarem a ter de pagar o real preço pela comida, pela água e até pelo ar que se respira, acreditem, não vão ter energia nem sequer para se revoltarem sentadinhos no sofá! Agora, já que o Bloco tem a parte do poder no parlamento, espero, no mínimo, que aproveite a oportunidade para FAZER, de verdade, alguma coisa... Porque falar, tal como escrever, já muita gente o faz... ACÇÃO e menos reacção! Entretanto, preparem-se, é apenas um de muitos golpes que estão aí por vir, muito bem elaborados, debaixo do nosso nariz, bem à vista de todos, mas estamos demasiado preocupados com o preço da batata biológica e a pagar prestações de iPhones...
Idiotice...
Ele há, realmente, alturas em q eu tenho vergonha d ser d esquerda...
Um músico, mesmo usando acordes, padrões melódicos ou sequências d palavras utilizados por outros autores, tem direito à sua propriedade intelectual.
Porque raios é q uma companhia q investe milhares na produção d uma nova variedade d uma planta não pode ter direito a patenteá-la? A Sygenta não está a reclamar a patente d todos os pimentos do mundo, está a pedir, e, quanto a mim, justamente, direitos sobre uma variedade q criou. entro d um par d anos essa patente expira e todos vão poder usá-la.
Idiotice, diz bem. Mas idiotice sua.
«Porque raios é q uma companhia q investe milhares na produção d uma nova variedade d uma planta não pode ter direito a patenteá-la? A Sygenta não está a reclamar a patente d todos os pimentos do mundo, está a pedir, e, quanto a mim, justamente, direitos sobre uma variedade que criou.» O facto é que não criou coisíssima nenhuma. Quando muito, deu o último passo de um longuíssimo processo criativo, que vem de séculos de cruzamentos. Será que a Syngenta também vai pagar direitos de propriedade intelectual aos descendentes e herdeiros de todos esses criadores?
Pimentos
Ninguém deveria ter direito à propriedade de um gene que não foi criado completamente em toda a sua totalidade por ele. Digamos algo em que a natureza esteve a "trabalhar" um milhares, por não dizer milhões de anos. Como pode chegar alguém afirmar ser dono de um ser vivo? Lá por que seja geneticamente modificado ou por seleção natural acelerada consiga pequenas mutações .. acho uma barbaridade e malevolência! Conseguir se fazer proprietário de uma variedade de um ser vivo seja ele for. Por este caminho qualquer dia também uma variedade modificada de seres humanos passam a ser propriedade de outros de uma forma legal para fezerem com eles o que bem ententer. Perigoso caminho....!
Segundo me consta somos dos
Segundo me consta somos dos países europeus com mais biodiversidade de cultivares enquanto nos preocupamos em fazer o que qualquer agricultor fazia que era guardar as suas melhores sementes países ditos mais desenvolvidos preocuparam se em produzir mais deixando o valor diversidade para trás. Da nossa variedade sao testemunho por exemplo a panóplia de maçãs diferentes. tamanhos sabores etc. Só em maçãs DOP (denominação de origem protegida) são inumeras. Atenção à biodiversidade!
Com a verdade nos enganam
Mas alguém se deu ao trabalho de ler o texto da patente ?
A patente refere-se a um conjunto de métodos usado para produzir uma planta de pimento, planta essa que produz pimentos sem semente (ou seja, estéril).
Não o pimento não foi patenteado, nem as outras demais espécies de planta de pimento. Isso seria um absurdo.
Add new comment