You are here

Miami e Nova Orleães vão ser “engolidas” pelo mar, devido às alterações climáticas

Devido às alterações climáticas, diversas cidades costeiras dos EUA serão “engolidas” pelo mar, aponta um novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Cientista diz que “é difícil imaginar como defender Miami a longo prazo”

“O futuro de muitas cidades depende das nossas escolhas sobre as emissões de CO2, mas parece que já é muito tarde para algumas delas, segundo a nossa análise”, declara Ben Strauss, autor principal do estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (pnas.org).

Ben Strauss, que é vice-presidente da ONG Climate Central, afirma: “Já sabemos que vai acontecer, a única dúvida é saber quando”.

Se nada for feito para reduzir a queima de combustíveis fósseis até ao ano de 2100, o planeta enfrentará uma subida do nível do mar de entre 4,3 e 9,9 metros, explica Strauss.

“Algo pode ocorrer tão rapidamente como no próximo século (...), mas também pode demorar muitos séculos”, assinalou Strauss.

O cientista diz que “é difícil imaginar como defender Miami a longo prazo”, explicando que a baixa altitude de Miami e o seu terreno pantanoso tornam difícil a construção de barreiras e diques.

Strauss diz que Nova Orleães também ficará submersa e destaca que “o que ocorrerá em Nova Orleães será muito triste (...) e muito pior do que em Miami”.

Segundo o estudo, Nova Iorque também não escapará e poderá ficar submersa a partir de 2085.

Nos EUA, o Estado da Florida tem o maior número de grandes cidades sob o risco de ficarem submersas. Depois da Florida, outros três Estados americanos sofrerão maiores problemas: Califórnia, Luisiana e Nova Iorque.

Termos relacionados Ambiente
Comentários (2)