You are here

Angola: Luaty Beirão transferido para hospital prisão

Cresce a preocupação com o estado de saúde do rapper em greve de fome há 20 dias. Na sexta-feira realizaram-se vigílias em Luanda, Lisboa e na cidade do Mindelo, em Cabo Verde.
Foto Sérgio Afonso/Facebook

O estado de saúde de Luaty Beirão tem vido a degradar-se nos últimos dias e levou à sua transferência para o Hospital Prisão São Paulo. Segundo informa a página do ativista angolano, a sua família tentou visitá-lo no horário afixado e ao fim da manhã deste sábado aguardava ainda resposta do diretor.

"O Luaty pode morrer a qualquer momento. Numa greve de fome devia ingerir três litros de água, quando nem meio litro consegue. Os órgãos já começam a deixar de funcionar e todos os dias apresenta um quadro diferente", afirmou à Lusa  Mónica Almeida, casada com Luaty, durante a vigília de sexta-feira junto à igreja da Sagrada Família, em Luanda.

"O meu marido está em greve de fome há 18 dias [na quinta-feira], porque está detido ilegalmente, porque as autoridades não fazem o seu trabalho. Já se esgotaram os 90 dias [primeiro prazo máximo de prisão preventiva] e não há uma decisão das autoridades dizendo se mantêm a prisão preventiva por mais 90 dias ou se os libertam, com Termo de Identidade e Residência ou com caução, já que a lei assim o permite", prosseguiu Mónica Almeida.

A televisão pública angolana captou imagens de Luaty na prisão e tem vindo a transmiti-las desde sexta-feira, mas o ativista detido recusou prestar declarações. Luaty Beirão e os restantes catorze detidos em junho foram acusados de participarem na preparação de um golpe de Estado em Angola.

Veja aqui as imagens das vigílias em Luanda, Lisboa e Mindelo:

 

As fotos da vigília de ontem. Fotos de : Sérgio Afonso

Posted by Luaty Beirão on Sábado, 10 de Outubro de 2015

 

Em Lisboa, vigília em simultâneo com Luanda e Mindelo. O largo de São Domingos esbanja solidariedade ao Luaty e aos 14...

Posted by Luaty Beirão on Sexta-feira, 9 de Outubro de 2015

 

Mindelo também aderiu à vigília em solidariedade ao Luaty e aos 14 Jovens presos em Angola.

Posted by Luaty Beirão on Sábado, 10 de Outubro de 2015

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Repressão em Angola, Internacional
(...)