You are here

“Não cabe ao PR condicionar programas de futuros Governos”

Mariana Mortágua, comentando a comunicação do Presidente da República, considerou que se trata de “uma pressão para ajudar a direita a formar Governo", acusou Cavaco Silva de querer substituir a Constituição por compromissos europeus ou internacionais e reafirmou que “não será pelo Bloco de Esquerda que existirá um governo de direita assente numa minoria parlamentar”.
Mariana Mortágua considerou que a comunicação do PR é “uma pressão para ajudar a direita a formar Governo”

Na declaração do Bloco de Esquerda sobre a comunicação do Presidente da República ao país, Mariana Mortágua afirmou: “É uma pressão para ajudar a direita a formar o Governo”. A deputada apontou que PSD e CDS/PP saíram fragilizados das eleições, lembrou que Cavaco Silva recebeu Passos Coelho antes de ser fechada a contagem eleitoral e indicou-o antes de reunir com os outros partidos, considerando que se trata de uma pressão de Cavaco para ajudar a direita a formar governo.

“O PR parece desconhecer a Constituição da República e acreditar que os compromissos europeus ou os compromissos internacionais se substituem a ela”, criticou Mariana Mortágua, sublinhando que “é preciso lembrar que não cabe ao Presidente da República vir condicionar programas de futuros governos, mas sim defender a lei fundamental do país”. “E já agora é preciso também recordar que foi essa mesma lei fundamental que o PSD, que Cavaco Silva quer proteger, atacou em todos os orçamentos do Estado que apresentou na AR”.

Mariana Mortágua insistiu na posição que o Bloco de Esquerda tem defendido, desde a noite eleitoral.

“Fomos muito claros ao longo dos últimos dias, não será pelo Bloco de Esquerda que existirá um governo de direita assente numa minoria parlamentar. Respeitamos os 3 milhões de pessoas que rejeitaram a política de austeridade proposta pelo PSD e pelo CDS nestas eleições”, afirmou a deputada.

“Reiteramos o desafio que fizemos ao PS para que possa ser encontrada uma solução estável de governo, que defenda as pessoas, o compromisso eleitoral e a vontade dos cidadãos”, declarou a deputada.

“Cavaco Silva afirmou que é tempo de compromissos e o Bloco de Esquerda afirma aqui o seu compromisso. O seu compromisso com a Constituição da República, com os salários, as pensões, o emprego, com a dignidade e a soberania do país”, afirmou a concluir Mariana Mortágua.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (3)