You are here

Termina hoje o prazo de subscrição da Iniciativa Cidadã para travar o TTIP

A Iniciativa de Cidadania Europeia contra o Tratado Transatlâtico já recolheu o apoio de 3.2 milhões de pessoas. O prazo de recolha de assinaturas termina à meia-noite desta terça-feira.
Foto greensefa/Flickr

Os acordos comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos (TTIP) e Canadá (CETA) estão no centro da polémica desde o início das negociações, marcadas pelo secretismo e pela predominância dos lóbis das multinacionais na sua preparação.

O movimento de cidadania que se gerou contra a assinatura destes tratados que dão mais poder às grandes empresas sobre os Estados nacionais, para além de contribuírem para a degradação das normas de proteção laboral e ambiental, já juntou 3.2 milhões de assinaturas.

Um grupo de mais de 500 organizações europeias juntou-se em torno de uma Iniciativa de Cidadania Europeia para exigir o fim das negociações destes tratados, mas em julho do ano passado, a Comissão rejeitou o registo da iniciativa, alegando razões jurídicas. A campanha “Stop TTIP” não se deixou abalar e contestou no Tribunal de Justiça Europeu a decisão de Bruxelas, prosseguindo a recolha de assinaturas.

Para assinar a Iniciativa de Cidadania Europeia, clique aqui.

Veja aqui o vídeo "O que é o TTIP?"
(para ativar legendas em português clique em "CC" na barra inferior do vídeo)

Que é o TTIP? Legendas em português

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)