You are here

Bloco conquista deputado na Madeira

Num resultado inédito na democracia portuguesa, os eleitores da Madeira e Porto Santo deram representação parlamentar a um partido à esquerda do bloco central. O Bloco obteve 10.66% e Paulino Ascenção é o deputado da esquerda do arquipélago madeirense em São Bento.
Foto Paulete Matos

Paulino Ascenção é economista e diretor financeiro da Câmara do Funchal e protagonizou esta candidatura bloquista às Legislativas na Madeira e Porto Santo. Depois de ter ficado fora do Parlamento Regional há quatro anos, o Bloco/Madeira fez um regresso em força nas últimas eleições regionais, obtendo o maior grupo parlamentar de sempre.

Estas legislativas marcam a estreia do Bloco de Esquerda/Madeira em São Bento, um resultado nunca antes obtido por qualquer força partidária à esquerda do PS. O Bloco passou de 5.567 votos nas legislativas de 2011 (4%) para 13.342 votos este domingo (10.66%) e arrancou um deputado à direita, a grande derrotada desta eleição. PSD e CDS concorreram em listas autónomas e perderam cerca de 33 mil votos e um deputado cada um. O CDS na Madeira deixa de estar representado no parlamento. 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados legislativas 2015, Política
(...)