You are here

Bloco destaca exemplo de respeito pelo bem-estar animal

A candidatura bloquista visitou o Canil Municipal de Castelo Branco, que considerou um exemplo a seguir em todo o país. A visita serviu para apresentar as propostas do partido para o bem-estar animal.
Foto Parque de São Lázaro.

Cristina Borges Guedes esteve sexta-feira junto dos responsáveis pelo Parque de São Lázaro, que resulta de uma parceria entre a Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante e a Câmara Municipal de Castelo Branco, considerando-o “um exemplo a seguir por todos os canis municipais, já que se trata de um canil onde não há abate de animais”.

Nesta visita, a candidatura do Bloco de Esquerda por Castelo Branco lembrou que o projeto de lei bloquista para o bem-estar animal foi chumbado pela maioria PSD/CDS na anterior legislatura. O partido quer reforçar a presença na Assembleia da República para que seja possível aprovar legislação no sentido de defender os princípios básicos de respeito pelos animais.

Entre as propostas apresentadas no Manifesto Eleitoral, o Bloco defende a gratuitidade do registo de cães nas Juntas de Freguesia, uma base de dados única e de fácil utilização para os microchips de cães e gatos, campanhas de esterilização que abranjam todos os animais adotados em canis e gatis municipais e o estabelecimento de  protocolos de esterilização a outros animais de companhia.

Para além destas medidas, o Bloco de Esquerda vai insistir na criação de uma maioria parlamentar que acabe com o uso de animais selvagens nos circos e dos apoios públicos às touradas, bem como da transmissão televisiva em canal aberto de espetáculos que envolvam sofrimento animal.

A eliminação da prática de abate de animais nos canis e gatis municipais é outra das propostas do Bloco, que pretende dignificar estas instalações, dotando-as de melhores serviços e maior capacidade e envolvendo as associações de proteção dos animais na monitorização do seu funcionamento.

Termos relacionados Animais, legislativas 2015, Política
(...)