You are here

BES: “Somos todos lesados do PSD e do CDS”

Reagindo aos dados do INE, que apontam para um défice em 2014 de 7,2% e de 4,7% nos primeiros seis meses de 2015, Mariana Mortágua questionou “como é que o governo se apresenta a eleições com um discurso de recuperação económica, com um discurso de rigor e disciplina nas contas, e depois tem para apresentar nos primeiros seis meses do ano um défice completamente descontrolado”.
Foto de ANTÓNIO COTRIM/LUSA.

“Soubemos hoje que somos todos e todas oficialmente lesados do PSD e CDS”, frisou a dirigente bloquista durante uma conferência de imprensa que teve lugar esta quarta-feira na sede nacional do Bloco de Esquerda.

“ Durante um ano, prometeram-nos que os portugueses não iam pagar os desmandos do BES, referiu Mariana Mortágua, lembrando que “chamaram-nos alarmistas quando várias vezes enumerámos essa possibilidade”.

“E hoje ficámos a saber que, por mais voltas que dê, por mais jogos de semântica que o governo faça, não há forma de o negar. É o INE que o diz: o défice oficial de 2014 foi revisto para 7,2%, o equivalente ao défice de 2011”, destacou a cabeça de lista do Bloco pelo círculo eleitoral de Lisboa.

“E queremos deixar isto bem claro: se o INE diz que o défice público oficial é de 7,2% é porque é o défice que todos vamos pagar. Se, como diz o governo, os bancos viessem a pagar esta perda, então ela não era registada no défice público, era registada nas contas privadas dos bancos portugueses”, acrescentou.

A dirigente bloquista afirmou ainda que “ficámos a saber mais com os dados divulgados hoje pelo INE”.

“Não é apenas o Novo Banco que causa o disparar o défice de 2014. Soubemos que, relativamente ao défice de 2015, nos primeiros seis meses do ano, o défice disparou para 4,7%”, avançou.

Mariana Mortágua relembrou que a meta para o total do ano de 2015 é de 2,7%, o que significa que, para cumprir a meta acordada, o governo tem de se comprometer a ter nos próximos seis meses um défice de 0,7%/0,6%”.

“É bom que tenhamos noção do que é que isto significa: não há memória de ter sido feito um défice de 0,6% nos últimos seis meses do ano depois de nos primeiros seis se ter registado uma derrapagem total”, alertou a dirigente do Bloco de Esquerda.

Segundo a candidata bloquista, adivinha-se, portanto, o incumprimento da meta que o governo se dispôs a cumprir.

“Nós queremos saber como é que isto se explica. Como é que o governo se apresenta a eleições com um discurso de recuperação económica, com um discurso de rigor e disciplina nas contas e depois tem para apresentar nos primeiros seis meses do ano um défice completamente descontrolado.”, rematou Mariana Mortágua.

Défice/Novo Banco: "Somos todos lesados do PSD e CDS" | ESQUERDA.NET

Termos relacionados Política
Comentários (3)