You are here

Açores: Bloco defende aposta nas Ciências do Mar

Centro Internacional de Investigação do Mar é fundamental para desenvolver economia dos Açores
António Lima, candidato do Bloco às legislativas pelo círculo dos Açores.

O Bloco de Esquerda aponta a criação de um Centro Internacional de Investigação das Ciências do Mar e das Alterações Climáticas nos Açores como um pilar fundamental para o desenvolvimento económico da Região nas próximas décadas, tendo como ponto de partida o ‘know-how’ acumulado pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, que o candidato do BE à Assembleia da República pelos Açores, António Lima, visitou esta tarde, no Faial.

Tendo em conta o enorme potencial da riqueza do Mar dos Açores, cuja exploração começa a ser cobiçada por grandes empresas internacionais, o Bloco entende que é fundamental a criação de um centro de investigação internacional que garanta a acumulação de conhecimento científico que permita o aproveitamento sustentável da riqueza do nosso mar em benefício de todos os Açorianos.

António Lima explica que este centro internacional deverá ser criado a partir do conhecimento acumulado pelo DOP ao longo de muitos anos de investigação, assim como das suas redes de contacto internacional e actuais infra-estruturas.

O candidato lembra que esta é uma proposta que o Bloco defende desde 2008, de forma consistente, e manifestou satisfação por ver que PS e PSD finalmente vieram ao encontro desta ideia.

Independentemente de quem vier a formar governo, “o Bloco de Esquerda estará sempre na primeira linha para exigir a criação deste centro de investigação, e para impedir que PS ou PSD não vão deixar cair esta promessa, caso vençam as eleições”, disse António Lima.

Termos relacionados legislativas 2015, Política
(...)