You are here

Dívida Pública aumentou para 200 mil milhões

Segundo o Banco de Portugal, a dívida pública portuguesa voltou a aumentar em julho passado, atingindo 290 mil milhões. Catarina Martins apontou no debate com António Costa que a dívida “é o elefante gigantesco na sala das opções políticas”.
Dívida pública portuguesa atingiu 290 mil milhões em julho passado

Foi divulgado nesta segunda-feira, 21 de setembro de 2013, que a dívida pública portuguesa subiu no passado mês de julho 1.298 milhões de euros. Segundo o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, a dívida pública portuguesa fixou-se em 290.033 milhões de euros, no final de julho.

Contabilizada na ótica de Maastricht, a usada por Bruxelas, a dívida pública atinge 227,1 mil milhões de euros, mais 1.600 milhões de euros que no mês anterior.

A comunicação social lembra que o Governo PSD/PP promete que a dívida pública se reduza para 124,2% do PIB no final deste ano, enquanto a Comissão Europeia prevê que a dívida pública de Portugal seja de 130,2% do PIB, no final de 2015.

Recorde-se que o memorando da troika apontava que a dívida pública portuguesa não ultrapassaria os 114% do PIB.

Dívida - o elefante na sala das opções políticas”

O Bloco de Esquerda aponta a reestruturação da dívida, como uma questão política fundamental em Portugal (leia o manifesto eleitoral).

No debate com António Costa, a porta-voz do Bloco apontou que a dívida “é o elefante gigantesco na sala das opções políticas”.

“Se não dizem o que fazer com a dívida, vão dizer no dia seguinte a serem eleitos que 'afinal as contas públicas não nos permitem fazer o que tínhamos prometido'”, acusou a dirigente bloquista, salientando que “quando os partidos do centro fogem a dizer o que vão fazer sobre a dívida pública, estão a esconder os seus números e o que vão fazer amanhã”.

Termos relacionados Sociedade
(...)