You are here

“Investimento do Banco de Fomento foram 400 mil euros para a administração”

O investimento do Banco do Fomento, criado pelo governo PSD/CDS, na economia foi de “zero cêntimos”, acusou Catarina Martins num comício no Porto, salientando que há alternativa e que é possível recuperar rendimentos e repor salários. José Soeiro criticou as concessões de STCP e Metro do Porto a privados, afirmando: "O que acontece no Porto é um assalto feito por gente fina".
Catarina Martins aplaude no comício do Porto – Foto de Fernando Veludo / Lusa

O Bloco de Esquerda realizou neste sábado, 19 de setembro, um comício na Praça dos Poveiros no Porto, onde intervieram Catarina Martins, José Soeiro, João Teixeira Lopes, Alda Sousa e Luís Monteiro.

Segundo a agência Lusa, Catarina Martins criticou o governo de Passos Coelho e Paulo Portas pelo facto de o Banco do Fomento, criado pelo governo há dois anos e com sede no Porto, ter dado “zero cêntimos” de crédito à economia portuguesa.

“O Banco de Fomento tem um generoso conselho de administração com oito elementos, com os cartões e as simpatias partidárias que se exigem e é pago desde o início deste ano acima do salário de primeiro-ministro - tem uma autorização especial para ser. O investimento que o Banco de Fomento fez até agora na economia portuguesa foram os 400 mil euros que pagou ao Conselho de Administração para fazer absolutamente nada", acusou a porta-voz do Bloco.

Segundo a TVI, Catarina Martins criticou com muita ironia o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, que, conforme foi divulgado pela comunicação social, escreveu uma carta com uma lista de nomes para dirigir o agrupamento de escolas de Monção, para garantir "a promoção local da política educativa deste Governo". “Carlos Abreu Amorim é tão antigo que é provavelmente o único que em 2015 ainda escreve cartas”, ironizou Catarina Martins.

A porta-voz do Bloco lembrou as promessas de Passos Coelho em 2011, imediatamente rasgadas assim que chegou ao governo, salientou que é possível recuperar rendimentos, repor salários e pensões e apontou: "Há uma alternativa e é preciso fazer a diferença."

Foto Bloco de Esquerda do Porto, retirada da página no facebook

Foto Bloco de Esquerda do Porto, retirada da página no facebook

José Soeiro, segundo candidato do Bloco de Esquerda pelo círculo do Porto, criticou a concessão da STCP e do Metro do Porto, assim como as privatizações de TAP, EDP, ANA e CTT.

Segundo a TVI, o candidato criticou também o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro:"O bota de ouro das PPS's no tempo do PS transformou-se no campeão das privatizações."

"O que acontece no Porto é um assalto feito por gente fina", afirmou ainda José Soeiro.

Termos relacionados legislativas 2015, Política
(...)