Queda do rendimento das famílias superou contração do PIB nos últimos 8 anos

15 de September 2015 - 19:52

Desde 2007, as famílias em Portugal viram o seu rendimento disponível diminuir 5,4%. A contração do PIB neste período foi, por sua vez, de 4,4%. No conjunto dos países da OCDE, os rendimentos familiares aumentaram em média 8,1% e o PIB 3,2%.

PARTILHAR
Foto de Paulete Matos.

Segundo um estudo da OCDE, divulgado esta terça-feira, “na maioria dos países da OCDE, o PIB caiu drasticamente no início da crise financeira, enquanto o rendimento real das famílias mostrou mais resistência devido aos estabilizadores automáticos e às políticas de apoio".

Contudo, "isso mascara o facto de os padrões divergirem entre os países, com o poder de compra a permanecer abaixo dos níveis pré-2007 numa série de países, incluindo Áustria, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha, e o facto de, desde 2010, o crescimento do PIB per capita ultrapassar o crescimento dos rendimentos na maioria dos países da OCDE", frisa Martine Durand, chefe do gabinete estatístico da OCDE.

Nos últimos oito anos, o rendimento disponível das famílias per capita em Portugal decresceu 5,4%, superando a contração do PIB per capita do país, que caiu 4,4%.

Já no conjunto dos países da OCDE, os rendimentos familiares aumentaram em média 8,1% e o PIB 3,2%.