You are here

Castelo Branco: Bloco defende direito à água

A candidatura bloquista defendeu “uma agenda para os bens comuns” e denunciou que o distrito de Castelo Branco tem três dos cinco concelhos do interior do país com o preço da água mais elevado.
Foto Shenghung Lin/Flickr

“No interior do país é o nosso distrito que tem o maior número de concelhos com o preço da água mais elevado. Os concelhos da Covilhã, Fundão e Castelo Branco pertencem aos dois grupos que pagam o valor mais elevado da água. Só existem cinco concelhos no interior do país nesta situação e o nosso distrito tem três, É caso para colocar, mais uma vez, a questão: “Afinal em quem é que temos votado para nos representar?”, questionou Cristina Guedes, cabeça de lista do Bloco às legislativas por Castelo Branco.

Numa conferência de imprensa realizada esta semana, os candidatos do Bloco destacaram a aprovação esta semana no Parlamento Europeu de um relatório que partir da iniciativa cidadã Right2Water, que recolheu quase dois mihões de assinaturas de cidadãos da UE.

A candidatura bloquista apelou à reflexão sobre as situações em que é negado o acesso à água e eletricidade a famílias pobres, ao mesmo tempo que a EDP e a REN, agora privatizadas, acumulam “lucros monstruosos” e “distribuem dividendos por milionários estrangeiros”.

“A onda de privatizações iniciada pelo PS e continuada pelo PSD/CDS dos últimos anos trouxe-nos uma nova urgência: a definição de uma agenda clara sobre os bens comuns. Os bens comuns definem-nos enquanto comunidade e definem-se por serem direitos de acesso generalizado. O acesso aos bens comuns está, por isso, muito para além da distinção entre bens públicos e bens privados, colocando na agenda política o problema do acesso desigual a bens que são essenciais a todos”, sublinhou Cristina Guedes.

Termos relacionados legislativas 2015, Política
(...)