Greve da Lufthansa: 84 voos de longo curso cancelados

Paralisação do sindicato dos pilotos da companhia aérea alemã provocou o cancelamento de 84 voos de longo curso e pode afetar também os de curto e médio curso na quarta-feira.
Lufthansa: 13 greves em 18 meses. Foto de Lasse Fuss - Karya sendiri

A Lufthansa cancelou 84 voos de longo curso esta terça-feira devido à greve dos pilotos, convocada pelo seu sindicato Vereininung Cockpit (VC), a 13ª greve nos últimos 18 meses. O movimento pode ser mantido e ampliado aos voos de médio e curto curso nesta quarta-feira. O sindicato acusa a companhia alemã de querer "quebrar estruturas sociais" dentro do grupo e "enfraquecer o sindicato."

Contratos não-alemães

As negociações entre o sindicato e a administração da empresa alemã romperam-se na semana passada, apesar das concessões admitidas pelo sindicato, como levar a média da idade de reforma para os 60 anos e aceitar estudar medidas para reduzir os custos a um nível comparável aos da easyJet.

Por isso, quando anunciou a greve, Markus Wahl, porta-voz do sindicato, disse que a administração não mostrou qualquer interesse em chegar a um acordo.

Como precondição para retomar as negociações, o sindicato quer que a administração deixe de contratar pessoal com contratos não-alemães na sua companhia de preços baixos Eurowings, que tem uma licença de operação austríaca.