You are here

Greve na Transtejo segunda e terça-feira

Paralisação será de três horas por turno, em protesto contra a onda repressiva e as medidas arbitrárias das administrações, que se recusam a negociar as condições de trabalho mas aumentam os salários de quadros superiores em valores que chegam a 2.500 euros por mês. Serão afetadas as ligações fluviais entre entre Cacilhas, Seixal, Montijo e Trafaria e Lisboa.
Foto de byciclemark, Flickr.

"Por motivo de greve parcial, convocada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores da Transtejo, não será possível garantir o serviço regular de transporte fluvial, nos dias 07 e 08 de setembro", refere a empresa Transportes de Lisboa, que agrega a Transtejo, Metro, Carris e Soflusa.

Segundo refere a FECTRANS - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações em comunicado, "esta é a resposta às medidas prepotentes e arbitrárias da atual administração, que recusa negociar as condições de trabalho e procede a aumentos de salários de quadros superiores em valores que atingiram 2.500 euros por mês".

A federação acusa o Governo de estar a proceder à "destruição da organização e funcionamento das empresas Carris, Metro, Transtejo e Soflusa, para gerar a extinção de centenas de postos de trabalho e embaratecer a operação de privatização em curso".

Na ligação entre Cacilhas e o Cais de Sodré estão previstas duas ligações antes das 7h. Depois desta hora não circulará nenhum barco, sendo as ligações retomadas pelas 9h35. No período da tarde, as ligações voltam a parar a partir das 16h45 e são retomadas pelas 20h30.

Na ligação do Seixal com o Cais de Sodré existira uma ligação pelas 7h e depois o serviço só retoma pelas 9h30. No período da tarde, os barcos vão parar entre as 16h30 e as 20h30.

Entre o Montijo e o Cais do Sodré existirá igualmente uma ligação pelas 7h. O serviço só é retomado pelas 9h30. No período da tarde, as ligações voltam a parar entre as 16h30 e as 20h30.

No que respeita à ligação entre a Trafaria, Porto Brandão e Belém também vai ser afetada. A primeira ligação terá lugar pelas 11h. De tarde, os barcos voltam a parar pelas 16h00 e começam a funcionar pelas 20h30.

Os trabalhadores da Soflusa, empresa que faz a ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa, também agendaram uma greve para os dias 7 e 08 de setembro, que foi posteriormente adiada para 14 e 15 de setembro.

Termos relacionados Sociedade
(...)