Grécia: dissidentes do Syriza formam Unidade Popular

Vinte e cinco deputados da Plataforma de Esquerda abandonam o partido e formam o terceiro maior grupo parlamentar. A Unidade Popular deverá concorrer com listas próprias às legislativas.
Panagiotis Lafazanis terá a oportunidade de formar um governo minoritário.

Liderado pelo ex-ministro Panagiotis Lafazanis, o grupo de deputados dissidentes poderá aumentar durante os próximos dias. Segundo a televisão Skai, há mais quatro deputados do Syriza prestes a anunciar a saída do partido rumo à Unidade Popular. Entre eles está a ex-vice-ministra das Finanças Nadia Valavani.

Com os atuais 25 deputados, o novo grupo parlamentar torna-se a terceira força do parlamento helénico, ultrapassando os 17 da Aurora Dourada. E assim o presidente da República será obrigado a conceder-lhes a oportunidade de formarem um governo minoritário nos próximos dias, após falharem as outras duas tentativas.

Outros deputados antimemorando, como Yanis Varoufakis ou Zoe Konstantopoulou, ainda não decidiram se irão juntar-se ao novo partido de Lafazanis. Para já, os deputados confirmados são Panagiotis Lafazanis, Stathis Leoutsakos, Kostas Isichos, Rachel Makri, Kostas Lapavitsas, Dimitris Stratoulis, Evgenia Ouzounidou, Thanasis Petrakos, Stefanos Samoilis, Athanasios Skoumas, Yannis Stathas, Alexandra Tsanaka, Despina Charalambidou, Eleni Psarea, Thomas Kotsias, Aglaia Kyritsi, Vasilis Kyriakakis,Michalis Kritsotakis, Ioanna Gaitani, Litsa Amanatidou, Yannis Zerdelis, Kostas Delimitros, Ilias Ioannidis, Zisis Zannas and Vangelis Diamantopoulos.

Publicado em Infogrécia.