You are here

Enfermeiros: adesão à greve é superior aos 70%

Profissionais de saúde prosseguem a luta por melhores salários entrando em greve, na região Centro, esta quarta-feira. Quinta-feira, será a vez de os profissionais do Norte paralisarem.
Enfermeiros acusam o governo de não aprersentar contrapropostas. Foto de Paulete Matos
Enfermeiros acusam o governo de não aprersentar contrapropostas. Foto de Paulete Matos

A greve dos enfermeiros, que esta quarta-feira se realiza na região centro do país, teve uma adesão de 72,3% durante o turno da noite, e de 70,18% no turno da manhã, segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

A greve abrange toda a região Centro. Quinta-feira, será no Norte. Estes profissionais de saúde protestam contra a ausência de propostas do governo para a revisão salarial.

Recorde-se que a greve dos enfermeiros começou em Lisboa, no Alentejo e Algarve, onde as paralisações se verificaram de 11 a 13 de agosto, e estende-se agora às regiões do Centro e Norte.

Para além da revisão da grelha salarial e o reposicionamento dos atuais enfermeiros nas novas grelhas salariais que forem negociadas, o SEP reivindica também o suplemento remuneratório para enfermeiro especialista e a harmonização salarial dos enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho (CIT).

O sindicato afirma que, das quatro propostas apresentadas ao Ministério da Saúde, apenas uma – a harmonização salarial dos profissionais em CIT – obteve uma contraproposta, 

O sindicato afirma que, das quatro propostas apresentadas ao Ministério da Saúde, apenas uma – a harmonização salarial dos profissionais em CIT – obteve uma contraproposta, não tendo contudo sido ainda concretizada.

Segundo o SEP, no dia 27 de julho, o Ministério da Saúde apresentou uma proposta de harmonização salarial para cerca de 10 mil enfermeiros em CIT, mas não os “reposicionou de imediato” e “não apresentou contrapropostas em relação às outras três matérias”, o que justifica esta nova greve.  

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)