You are here

Jeb Bush: “Afastar Saddam foi um bom negócio”

Numa conferência organizada por um grupo ligado à indústria de armamento, o candidato presidencial republicano afirmou ter sido um “bom negócio” a decisão de invadir o Iraque, tomada pelo seu irmão George W. Bush.
Jeb Bush na conferência da APPS

Segundo o portal Intercept, a plateia do encontro era formada pelo grupo  Americans for Peace, Prosperity and Security (APPS), para quem a guerra no Iraque – tal como a anterior iniciada pelo pai dos irmãos Bush – foi de facto "um bom negócio". A frase de Bush foi proferida quando se recusou a responder à questão sobre se a origem da ascensão do Estado Islâmico aconteceria se os EUA não tivessem invadido o Iraque. "Quem sabe? É complicado responder sobre hipóteses... Quem sabe? Não consigo responder a isso. O que lhe posse dizer é que derrubar Saddam acabou por ser um bom negócio". 

A APPS é presidida pelo antigo presidente da Comissão de Informações da Câmara de Representantes Mike Rogers e acolhe vários executivos e lóbistas da indústria de armamento norte-americana, que no seu conjunto viu o valor acionista disparar 67% desde o 11 de setembro ao final da década passada.

Os custos associados à última invasão do Iraque – que matou pelo menos 134 mil civis iraquianos e cerca de 8000 militares e mercenários norte-americanos – poderão ascender na próxima década a mais de 6 biliões (triliões na contagem norte-americana) de dólares, segundo o estudo efetuado em 2013 pelo Watson Institute for International Studies, da Brown University, que inclui as despesas de tratamento dos veteranos de guerra.

Na mesma conferência, Jeb Bush manifestou-se contra as propostas de limitar o programa de vigilância em massa da NSA sobre as comunicações em todo o mundo, trazido ao conhecimento público pelo ex-espião Edward Snowden.

Jeb Bush Taking Out Saddam Hussein Was a Good Deal Davenport, IA 08 13 2015

Termos relacionados Internacional
(...)