You are here

Governo pressiona desempregados de Aveiro a irem trabalhar na agricultura no Alentejo

O Centro de Emprego de São João da Madeira, distrito de Aveiro, convocou desempregados para os pressionar a aceitarem um contrato a termo incerto, a tempo completo, sem dias de folga e pelo salário mínimo na agricultura no Alentejo. Bloco questiona Governo.
O Centro de Emprego de São João da Madeira convocou vários desempregados para os pressionar a irem trabalhar para o Alentejo, a centenas de quilómetros de casa, pelos salário mínimo e um contrato a termo incerto, a tempo completo e sem dias de folga

O Bloco de Esquerda refere que tomou conhecimento que vários desempregados inscritos no Centro de Emprego de S. João da Madeira foram convocados para uma ‘sessão de esclarecimento’ sobre trabalho agrícola no Algarve e no Alentejo.

As ações terão acontecido no Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC) e terão servido para aliciar os desempregados para irem trabalhar na agricultura no Alentejo, prlo salário mínimo nacional e com um contrato a termo incerto, a tempo completo e sem dias de folga. Não foi revelado a entidade patronal para quem trabalhariam, nem em que instalações ficariam alojados.

O Bloco de Esquerda questionou o Governo, perguntando ao ministério de Mota Soares, nomeadamente, se tem conhecimento destas convocatórias, que tipo de ofertas foram divulgadas nestas chamadas ‘sessões de esclarecimento’, que empresas agrícolas é que estavam a tentar recrutar junto dos desempregados inscritos no centro de emprego de São João da Madeira e que condições e salários foram oferecidos por essas empresas.

Salientando que se está a falar de “ofertas de trabalho cujas condições são pouco claras e que obrigariam a deslocações”, o Bloco de Esquerda critica: “Não se pode aceitar que o IEFP obrigue os desempregados a frequentar sessões de esclarecimento – sob ameaça de a sua inscrição ser anulada – para promover empregos precários e em péssimas condições”.

Termos relacionados Política
Comentários (2)