You are here

BES anuncia 'buraco' financeiro de 2,4 mil milhões de euros

Administração do banco alerta, contudo, que buraco pode vir a agravar-se. Prazo para entrega de propostas para compra do Novo Banco expirou esta sexta-feira. Caso se confirme que receita da venda é inferior ao valor injetado pelo Fundo de Resolução, os contribuintes poderão vir a ser chamados a pagar o prejuízo. Tribunal dá, pela primeira vez, razão aos lesados do BES.
Foto de Paulete Matos.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta sexta-feira é dado a conhecer o balanço do 'banco mau' a 4 de agosto de 2014, ou seja, após ter sido alvo da medida de resolução. Entre o ativo, de 193,4 milhões de euros, e o passivo, de mais de 2,6 mil milhões, existe um 'buraco' de 2.421,218 milhões de euros. O prejuízo do Banco Espírito Santo atingia, no início de agosto do ano passado, os 8947 milhões de euros.

O buraco agora anunciado pode, contudo, vir a agravar-se. A administração do BES destaca, por exemplo, a reclamação apresentada por um cliente institucional respeitante ao incumprimento do reembolso de títulos de dívida emitidos por uma entidade não financeira do Grupo Espírito Santo (GES), no valor de 176,8 milhões de euros, que poderá vir a traduzir-se num aumento do rombo já contabilizado.

Receita de venda Novo Banco inferior ao valor injetado pelo Fundo de Resolução

O prazo para a entrega das propostas vinculativas dos três interessados na aquisição do Novo Banco - os chineses da Fosun e Anbang e os norte-americanos da Apolo - para a compra do Novo Banco expirou esta sexta-feira. Segundo têm avançado vários órgãos de comunicação social nas últimas semanas, as propostas não deverão atingir os 4.900 milhões de euros injectados pelo Fundo de Resolução no Novo Banco. Caso se confirme esta informação, os contribuintes poderão vir a ser chamados a pagar o prejuízo.

Tribunal britânico decide a favor do Goldman Sachs

Ao contrário do que pretendia o Novo Banco, e segundo noticia a Bloomberg, os tribunais britânicos decidiram esta sexta-feira que a contenda entre o Novo Banco e o Goldman Sachs sobre o empréstimo de 835 milhões de dólares ao BES, através da Oak Finance, deve ser decidida no Reino Unido.

O Goldman Sachs pretende garantir que a dívida é paga pelo Novo Banco, ainda que o Banco de Portugal tenha decidido transferir a dívida para o BES.

Tribunal dá, pela primeira vez, razão aos lesados do BES

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa deu, pela primeira vez, razão aos lesados do BES, admitindo um procedimento cautelar proposto por 463 pessoas da Associação dos Lesados, Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIPEC) do BES.

Segundo avança a revista Sábado, o Banco de Portugal (BdP) passa agora a estar obrigado a informar o futuro comprador do Novo Banco que tem créditos avaliados em 520 milhões de euros, a mais de 2.500 pessoas, e passa a estar responsável por eles.

O BdP, o Fundo de Resolução, o Novo Banco e o BES têm dez dias para contestar este procedimento cautelar.

Termos relacionados Sociedade
(...)