You are here

Maçães criticado no twitter por defender que “Portugal já deixou pior para trás”

Ex conselheiro de Durão Barroso contestou o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, frisando que "Portugal está num buraco terrível” e que “chamar a uma economia mais pequena do que há sete anos um sucesso é um disparate”.

No mês passado, Bruno Maçães criticou no twitter a autora da notícia do Wall Street Journal sobre o desemprego e a emigração em Portugal, tentando convencer os jornalistas deste órgão de comunicação social de que o emprego aumentou com este governo. Esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus envolveu-se, por sua vez, numa discussão, também via twitter, com Philippe Legrain, ex conselheiro de Durão Barroso.

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, que ficou conhecido pela alcunha de "o alemão" após uma visita à Grécia, partilhou um artigo do Wall Street Journal, usando-o como prova de que os países europeus em crise "já deixaram o pior para trás".

O economista britânico que denunciou que o resgate de Portugal foi para salvar banca alemã, e que defende que “a redução da dívida não é apenas uma questão de justiça”, é uma “necessidade económica”, respondeu a Maçães. Philippe Legrain lembrou que a "economia de Portugal está 7.5% mais pequena que há sete anos". "É a isso que se refere quando diz que já deixaram os seus problemas para trás?", questionou.

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus respondeu afirmando que Legrain devia “reconhecer que as suas previsões estavam erradas" e que "Portugal está a crescer sem dívida pela primeira vez em 40 anos".

O ex conselheiro de Durão Barroso continuou: "Portugal está num buraco terrível". "Chamar a uma economia mais pequena do que há sete anos um sucesso é um disparate. É pior do que na Grande Depressão dos anos 30. Crescimento fraco, dívida sufocante, elevado desemprego, emigração em massa", destacou.

Bruno Maçães manteve-se, contudo, irredutível na apologia do milagre da austeridade: "Está errado”, respondeu o secretário de Estado, sublinhando que a ideologia está a cegar Legrain para os factos.

"Acabei de lhe dar os factos. Ou vai rejeitar os dados do Produto Interno Bruto de Portugal?", retorquiu, por sua vez, Legrain.

"Como disse anteriormente, é impossível debater se as pessoas ficam exaltadas se fica provado que estão erradas", rematou Maçães.

Robert Misik, jornalista e escritor austríaco, também reagiu às declarações do secretário de Estado dos Assuntos Europeus: "Este Bruno é um palhaço divertido! Diz-me que esta personagem é um projeto satírico", ao que Legrain respondeu que chegou a ter dúvidas sobre a veracidade da conta, mas que, ao olhar para os outros tweets, pôde confirmar que, de facto, se trata de Bruno Maçães.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)