You are here

Lisboa é palco esta quarta-feira de concentração pela libertação dos ativistas presos em Angola

A iniciativa, convocada por um grupo de cidadãos, ao qual se juntaram associações como a Solidariedade Imigrante, terá lugar no Largo de São Domingos, em Lisboa, pelas 18h. Em causa está a violação de “direitos humanos básicos, como a liberdade de expressão e a própria constituição Angolana”.

Na convocatória do evento publicada no facebook, é assinalado que as provas apresentadas até agora contra os jovens ativistas cívicos, acusados de se prepararem “para realizar atos tendentes a alterar a ordem e a segurança pública do país”, resumem-se ao facto de estes se terem reunido “para falar sobre o livro 'Da Ditadura à Democracia: Uma Abordagem conceptual para a Libertação', de Gene Sharp, nomeado várias vezes para Nobel da paz pelo seu trabalho sobre luta não violenta”.

Para além da detenção destes ativistas, os promotores da concentração relembram ainda “outros casos recentes de prisões e perseguições políticas: Marcos Mavungo, há mais de 90 dias em prisão preventiva, encontra-se em risco de ser sujeito a uma pena de 15 anos de prisão; Mário Faustino, preso desde 27 de maio, passou perto de 20 dias numa cela solitária, sem direito a água e alimentação; e Arão Bula Tempo e Manuel Biongo podem ser condenados a 10 anos cada”.

“Todos estes casos violam direitos humanos básicos, como a liberdade de expressão e a própria constituição angolana”, frisam.

A Associação Solidariedade Imigrante veio, entretanto, manifestar o seu apoio a esta iniciativa, apelando “a que todos os cidadãos, associações e organizações possam apoiar da forma que acharam mais conveniente esta causa de liberdade”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Repressão em Angola, Sociedade
(...)