You are here

1.500 casas de luxo portuguesas leiloadas em site chinês

Parte destas casas foi adquirida por um fundo imobiliário chinês que comprou 18 empreendimentos em Portugal. Site oficial chinês, “Diário do Povo Online”, lembra que com os vistos 'gold', “a cidadania pode ser concedida por via de investimentos imobiliários de cerca de 500 mil euros”.
Imagem do site Paimai anunciando o leilão de casas de luxo portuguesas

Algarve, um dos melhores resorts de golfe em Portugal”

Segundo noticia o “Diário do Povo Online”, site do jornal do Partido Comunista da China (PCC), o site de leilão online Paimai, gerido pelo Taobao e propriedade do grupo Alibaba, colocou nesta quarta-feira à venda (pode aceder ao anúncio do Paimai aqui) 1.500 casas de luxo num valor total de 1,6 biliões de yuans (257,6 milhões de dólares). Segundo o “Diário do Povo Online”, as vilas e apartamentos “localizam-se no Algarve, um dos melhores resorts de golfe em Portugal”.

As casas de luxo têm preços que variam entre 900 mil euros (975.510 dólares) e 1,5 milhões de euros cada uma, com tamanhos que oscilam entre 231 e 363 metros quadrados, refere o mesmo site.

Vistos “gold” para obter cidadania portuguesa

Imagem do site do "Diário do Povo Online"

“É relativamente mais fácil ganhar cidadania nos países europeus. Você só precisa de investir uma certa quantia de dinheiro em propriedades”, declarou ao “Diário do Povo Online” Kevin Yu, vice-presidente da Beijing Kaisheng Union Exit-Entry Affairs Services Co Ltd. Esta empresa oferece serviços de consultoria de emigração e o seu presidente afirmou ao órgão oficial chinês que “cerca de 50% dos chineses que se interessam pela emigração preferem países europeus”.

O site do PCC lembra que com os vistos 'gold' de Portugal, “a cidadania pode ser concedida por via de investimentos imobiliários de cerca de 500 mil euros” e que “para as propriedades que têm uma história de mais de 30 anos, o investimento pode ser de 300 mil euros para se obter cidadania”.

O site informa ainda que, segundo a embaixada portuguesa na China, entre outubro de 2012 e junho de 2015, através dos vistos “gold” foram concedidas 2.420 autorizações de residência, 80% das quais a “investidores chineses” (1.947 autorizações).

China - “o maior mercado de leilão online do mundo”

O “Diário do Povo Online” relaciona este leilão de casas de luxo em Portugal com o objetivo que a China tem de “se tornar no maior mercado de leilão online do mundo”, sublinhando que este leilão pretende “satisfazer a crescente demanda de chineses ricos em investir no mercado imobiliário no exterior”.

Para o site do PCC, “o leilão online dos imóveis portugueses marca o último desenvolvimento do site Paimai na globalização” e o gerente do Paimai, Lu Weixing, declara que o site “espera trazer produtos estrangeiros de alta qualidade aos consumidores chineses”.

Lu refere que este tipo de leilão ainda é um setor emergente na China, mas o país “está avançando rapidamente para substituir os Estados Unidos e se tornar no maior mercado desta área no mundo”, sublinhando ainda: “O valor total das transações do setor de leilões online da China foi menos de 100 milhões de yuans em 2012. Esperamos que, este ano, supere 100 bilhões de yuans”.

Fundo imobiliário chinês comprou 18 empreendimentos em Portugal

Entretanto, o “Dinheiro Vivo” apurou que parte das casas de luxo colocadas no leilão online foram adquiridas por um fundo imobiliário chinês que comprou 18 empreendimentos em Portugal.

O fundo chinês iniciou a aquisição das propriedades há cerca de um ano e estará agora a revendê-las. O fundo imobiliário terá apostado, sobretudo, em Lisboa, Cascais, e nas regiões da Costa de Prata (sobretudo em Óbidos) e do Algarve e terá investido, nomeadamente, no Belas Clube de Campo, localizado nos arredores de Lisboa.

O “Dinheiro Vivo” refere ainda que houve outro grande investidor chinês a apostar no mercado imobiliário português e salienta que estes investidores compram as casas aos promotores, para as venderem posteriormente a famílias chinesas para obterem o visto 'gold'.

Termos relacionados Sociedade
(...)