You are here

Jeremy Corbyn à frente em sondagem para liderança dos trabalhistas britânicos

Considerado como um dos elementos mais à esquerda no Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn lidera a corrida para suceder a Ed Miliband com uma diferença de mais de 15 pontos, aponta uma sondagem privada.
Jeremy Corbyn e Tariq Ali numa iniciativa de solidariedade para com a Palestina a 9 de agosto de 2014. Foto de The Weekly Bull, Flickr.

Jeremy Corbyn aparece numa posição destacada à frente de Andy Burnham, Yvette Cooper e Liz Kendall, segundo avança o The Telegraph.

O candidato de tendência socialista, que tem vindo a defender o cancelamento da dívida grega e o apoio internacional ao governo eleito para que possa reconstruir o país, também conseguiu recolher 40 nomeações de partidos locais, somente menos oito do que o favorito Andy Burnham.

O maior sindicato britânico - o Unite, declarou o seu apoio a Corbyn, pedindo aos seus membros para votarem no candidato mais à esquerda. Esta estrutura sindical já inscreveu 50.000 pessoas para participarem na votação.

A maior parte dos sindicatos dos transportes e do sector da alimentação também apoiam Corbyn.

Conforme assinala o jornal britânico, mais de dois terços dos novos militantes do Partido Trabalhista desde a sua pesada derrota eleitoral serão apoiantes de Jeremy Corbyn, o que, associado ao facto de membros da ala mais à direita terem trocado o partido pelos Tories (conservadores) e UKIP, fortalece a ideia de que este possa vir a suceder à liderança de Ed Miliband.

A possível vitória de Corbyn está a causar bastante incómodo ao grupo de Luke Akehurst, que está a fazer de tudo para isolar o candidato. Num email enviado aos seus membros, o First Labour defende que se Jeremy Corbyn vencesse “as hipóteses de elegibilidade do partido trabalhista seriam destruídas”.

Termos relacionados Internacional
(...)