You are here

Marcha do Orgulho LGBTI no Porto contra a violência de género

A 10ª Marcha do Orgulho LGBTI juntou centenas de pessoas no Porto para denunciar a violência de género na sociedade e os casos que têm sido denunciados na cidade.
Marcha deste sábado no Porto. Foto do portal dezanove.pt

A Baixa portuense voltou a ver passar um grande arco-íris de festa e reivindicação dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros e interssexuais. Na agenda da marcha de este ano o destaque foi para o combate à violência de género.

“Pessoas LGBTI são vítimas de violência física, emocional, psicológica, financeira. São vítimas de ameaças, de insultos, de agressões físicas. São vítimas por não corresponderem ao que as pessoas consideram normal. Não podemos ficar em silêncio perante tal realidade, não vamos ficar em silêncio”, dizia o manifesto que convocou a manifestação, nove anos depois do assassinato de Gisberta e poucos meses após o espancamento de uma mulher lésbica por um taxista na cidade.

Para além da violência de género, o manifesto destaca também pela negativa o chumbo no parlamento das recentes iniciativas para acabar com a discriminação na adoção e coadoção ou na procriação medicamente assistida.

Veja aqui algumas fotografias da Marcha.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)