You are here

Haia: Três dias de protestos contra a morte de um turista às mãos da polícia

Mitch Henriquez, natural de Aruba e de férias na Holanda, morreu após ter sido agredido e algemado pela polícia durante um concerto ao ar livre dos UB40, no passado sábado. Nos últimos três dias os protestos e os distúrbios aumentam na capital da Holanda.
Protestos em Haia por Justiça para Mitch Henriquez, morto às mãos da polícia

Pelo terceiro dia consecutivo, os protestos multiplicaram-se em Haia, contra a morte de Mitch Henriquez às mãos da polícia.

Mitch Henriquez era natural da ilha caribenha de Aruba e estava de férias em Haia, na Holanda. No sábado passado, foi ao concerto dos UB40 e, supostamente em certa altura, começou a gritar que estava armado. Rapidamente, vários polícias lançaram-se sobre ele, atiraram-no ao chão e posteriormente arrastaram-no para uma carrinha da polícia.

Mitch Henriquez chegou ao hospital já morto e, num primeiro momento a procuradoria anunciou que ele se tinha sentido mal na parte traseira do carro da polícia.

Vídeos divulgados entretanto, dois dos quais pode ver abaixo, mostram que quando Mitch Henriquez foi arrastado para a carrinha já estaria morto e a causa da sua morte foi a foi falta de oxigénio devido à brutal intervenção policial.

Desde segunda-feira, os protestos têm-se multiplicado nas ruas de Haia.

Nesta quarta-feira, a procuradoria de Haia acabou por admitir que morte de Mitch Henrique foi provocada pela falta de oxigénio, devido à agressão policial.

O ministro da Justiça da Holanda e o presidente da câmara de Haia também já admitiram a verdade.

O ministro disse em entrevista à radiotelevisão RTL: “Parece, a partir do vídeo, que uma pessoa tem problemas e que não está a receber suficiente atenção. É preciso uma investigação para estabelecer se esse é o caso”.

A polícia também interveio contra os protestos, usando cavalos e mangueiras de água e prendendo 11 pessoas na terça-feira e 30 na quarta-feira.

2015 06 28 Mitch Henriquez murder

Video di agrecion di Mitch Henriquez

Justice for Mitch Henriquez demonstration against police brutality

Termos relacionados Internacional
(...)