You are here

Madeira: Deputados do Bloco vestem t-shirt com bandeira da Grécia

Os dois deputados regionais do Bloco apresentaram-se no plenário da Assembleia Regional com t-shirts com a bandeira da Grécia e a frase “Não à chantagem”. Rodrigo Trancoso, em intervenção antes da ordem do dia, criticou a “vil e abjeta chantagem sobre o povo grego”.

Na sua intervenção, Rodrigo Trancoso defendeu “que é dever de todos os agentes políticos regionais se pronunciarem, de forma bem clara e objetiva, contra o 'modus operandi' que as instituições europeias e nacionais (Presidência da República e Governo da República) têm vindo a adotar relativamente à forma como a Grécia pretende cumprir com os compromissos financeiros assumidos”.

O deputado bloquista considerou que essa atuação “tem-se traduzido numa vil e abjeta chantagem sobre o povo grego, no sentido de através do fomento do medo, da ameaça de cortar a liquidez aos bancos gregos, condicionando e obrigando o Governo Grego a adotar medidas orçamentais que terão como único resultado a continuação do empobrecimento do povo que legitimamente representam”.

“Não se compreende, que o tão apregoado principio da subsidiariedade, seja, neste caso em particular, deitado ao lixo e profundamente desprezado”, considerou Trancoso.

O deputado do Bloco Madeira salientou também que a rejeição pela UE “de medidas orçamentais que consistiam em cortes na defesa, e no aumento de impostos sobre os lucros das grandes empresas e aquisição de artigos de luxo”, revela que “os credores, mais do que a pretensão de arrecadação do montante emprestado, pretendem fazê-lo à custa da miséria do povo grego e ao arrepio da democracia”.

Rodrigo Trancoso afirmou também que “a possibilidade de realização de um referendo é a primeira oportunidade que se confere, no processo de construção europeia, a uma franja do povo europeu de se pronunciar diretamente sobre ditames que são impostos de cima para baixo”.

Considerando que “não podemos deixar de nos revoltar contra este tipo de posturas e imposições”, Rodrigo Trancoso afirmou a terminar: “Por esta razão, apresento-me perante todos e todas vós, nestas vestes, apregoando de corpo e alma: Não à chantagem!!!”.

Termos relacionados Política
(...)