You are here

Açores: Empresário processa deputada do Bloco

O proprietário da Altiprado, nas Furnas, anunciou que vai avançar com uma ação judicial contra Zuraida Soares, por difamação. A deputada bloquista desafia o Governo regional a tornar pública toda a documentação referente à permuta e expropriação de terrenos nas margens da lagoa das Furnas.
Zuraida Soares acusou o Governo regional dos Açores de ter uma “política clara e objetiva de favorecer os que mais têm”

Segundo a RTP Açores, o empresário José Braz, proprietário da Altiprado, nas Furnas, queixa-se de a deputada bloquista ter dito na Assembleia Regional que o governo beneficiou este empresário em vários milhões de euros no processo de expropriação de terrenos à volta da Lagoa das Furnas, em São Miguel.

José Braz desmentiu e diz que esperou que a deputada bloquista lhe pedisse desculpas e que, como tal não foi feito, irá avançar com uma ação em tribunal por difamação contra a deputada do Bloco.

Na quarta-feira passada, 17 de junho, Zuraida Soares acusou o Governo regional dos Açores, na Assembleia Regional, de ter uma “política clara e objetiva de favorecer os que mais têm”. Segundo o site do Bloco Açores, “a deputada do Bloco referia-se ao facto de o Governo – no âmbito do combate à eutrofização da lagoa das Furnas – ter expropriado terrenos, com o objetivo de acabar com a sua utilização por gado, mas que hoje, incompreensivelmente, estão a ser utilizados por outro proprietário para este mesmo fim”.

Zuraida Soares denunciou também a enorme disparidade no tratamento dos intervenientes neste processo de expropriações, que beneficiou em milhões de euros os proprietários dos terrenos e prejudicou os arrendatários.

Segundo o Açoriano Oriental, Zuraida Soares afirmou no parlamento regional: "Os 600 alqueires expropriados aos rendeiros foram pagos a mil euros cada alqueire, mas os mesmos 600 alqueires foram expropriados a um único proprietário, o engenheiro Braz da Altiprado, a três mil euros o alqueire. Ou seja, só este proprietário lucrou dois milhões e meio de euros com a expropriação".

Na passada sexta-feira, a deputada bloquista declarou: “Se não há nada a esconder, o Governo deve tornar pública, imediatamente, toda a documentação referente ao processo de permuta e expropriação de terrenos nas margens da lagoa das Furnas desde 2007, até hoje”. (veja vídeo abaixo)

Mais informação em acores.bloco.org

BE desafia governo a entregar documentação sobre terrenos das Furnas

Termos relacionados Política
(...)