You are here

“As mil e uma noites” de Miguel Gomes vence festival de Sidney

A trilogia do realizador Miguel Gomes, inspirada nos contos populares árabes, traça a história de um país mergulhado na austeridade e no desemprego e venceu o prémio do festival de cinema de Sidney.
"As mil e uma noites" do realizador Miguel Gomes, inspirada nos contos populares árabes, traça a história de um país mergulhado na austeridade e no desemprego

A notícia foi revelada à Lusa pelo produtor Luís Urbano.

A trilogia “As mil e uma noites” de Miguel Gomes tem seis horas de duração e é composta pelos filmes “O inquieto”, “O desolado” e “O encantado”.

A organização da 62.ª edição do festival de Sidney classificou o projeto de Miguel Gomes como "ambicioso, indignado e com um humor desconcertante", um "novo filme extraordinário" que "cria um retrato preciso do Portugal recente".

Na trilogia, Miguel Gomes traça a história de um país mergulhado numa crise económica, em austeridade e desemprego, misturando a fantasia dos contos populares árabes de "As mil e uma noites", narrados pela rainha persa Sherazade. O realizador recorreu a reportagens feitas pelas jornalistas Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João de Almeida Dias.

Segundo a Lusa, a produtora O Som e a Fúria explica que “em cada volume, as histórias, lugares e personagens dos quais Xerazade irá falar, ganharam forma ficcional a partir de factos ocorridos em Portugal, durante os meses de agosto de 2013 a julho de 2014, período em que o país viveu refém de um programa de austeridade e em que a generalidade dos portugueses empobreceu”.

O primeiro volume “dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país”, onde o desemprego se propaga. “Os homens do poder passeiam-se em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção”, enquanto “aguardam pelo momento da coleta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro”, lê-se na sinopse.

No segundo volume, “O desolado”, “Xerazade narra como a desolação invadiu os homens” e, no terceiro, “O encantado”, a narradora “duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao rei”.

“As mil e uma noites” de Miguel Gomes teve antestreia mundial em maio passado no festival de Cannes, recebendo referências muito positivas da imprensa especializada.

Os três filmes serão estreados em Portugal a partir de outubro.

Trailer de As 1001 noites (Arabian Nights) subtitulado en inglés (HD)

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)