You are here

“Dignidade” Saharauí pelas mãos de Cayo Lara

O coordenador da Izquierda Unida (IU) de Espanha encontrou-se com Takbar Haddi que cumpriu nesta quinta-feira, 11 de junho, o 28º dia desde que começou a sua greve de fome. Por Né Eme

Depois de conversar com ela e carinhosamente lhe demonstrar o quanto apoia a sua “causa”, Cayo Lara diz que “entrará em contacto urgente com o Ministério da Saúde para que lhe seja explicado o porquê de na noite passada o 112 ter negado assistência a Takbar Haddi, (segundo declarações de elementos do grupo de apoio a Takbar) cuja debilidade física é notória uma vez que a sua greve de fome dura já há 28 dias. Não há qualquer tipo de desculpa para este tipo de atitudes.

Cayo Lara, nas sua declarações, diz tratar-se “de um sequestro de cadáver” e que Marrocos ao negar-se a mostrar a verdade, pressupõe uma “flagrante violação dos direitos humanos” e uma verdadeira “tortura” para a mãe e família de Mohamed Lamin Haidala. Apontou ainda, o dedo ao Governo espanhol, afirmando “ se não se resolve a causa que levou a Saharaui Takbar a iniciar esta greve de fome em frente ao Consulado Marroquino em Las Palmas de Gran Canaria, na próxima semana durante o Congresso falarei dela ao Presidente do Governo, Mariano Rajoy. O mais provável será substituir o assunto que pretendia debater, as 'ultimas medidas adotadas pelo FMI', por este de Takbar Haddy, uma vez que Espanha, como potencia colonizadora e administradora do Sahara tem toda a responsabilidade neste caso."

Diz ainda que “o Governo Espanhol, não pode negar o apurar de responsabilidades na morte deste jovem. Não se pode permitir, consentir, sem mover um dedo, que esta ou outras situações deste género aconteçam ou continuem a acontecer.”

Cayo Lara refere que já efetuou algumas diligencias.

- Enviou uma carta ao Ministro dos Assuntos Interiores, José Manuel García Margallo, pedindo-lhe que tomasse providencias com o Governo Marroquino, por forma a abrir uma investigação e serem apurados todos os factos, pedindo-lhe ainda que o corpo do jovem seja entregue à Mãe;

- Enviou o assunto ao chefe do Gabinete do Executivo

Cayo Lara deixa uma mensagem ao Mundo, escrita junto da Sra Takbar: “Um povo digno, merece uma vida digna. Viva o Sahara Livre”

Cayo Lara, reforça a gravidade desta trágica morte “Trata-se de um jovem Saharauí, ativista que reclamava o direito à auto-determinação do Sahara Ocidental, direito esse já reconhecido pela ONU", e por isso “é inconcebível que tenha morrido desta forma e o seu corpo seja negado à sua Mãe”.

Esta causa não deverá passar despercebida, daí a finalidade de levar este assunto para o Parlamento para que saibamos o que o Governo Espanhol está a fazer neste sentido.

Como porta-voz da IU, refere a expressa vontade da Izquierda Unida para que “este episódio negro termine e sejam apuradas as responsabilidades” do mesmo. Nunca os “interesses comerciais se devem sobrepor à defesa dos direitos humanos, que têm que ser defendidos em qualquer parte do Mundo.

Finalmente, mas não menos importante, Cayo Lara critica fortemente que se impute um delito de ofensa aos pró Saharauís que entraram no Consulado Marroquino em apoio a Takbar, apenas para entregar um documento, sem “violar” quaisquer normas.

Por Né Eme, para esquerda.net

Termos relacionados Internacional
(...)