You are here

Barco de apoio à Palestina em Lisboa na próxima quarta-feira

O Marianne, barco que partiu da Suécia em maio, e se vai juntar à III Flotilha da Liberdade rumo a Gaza, vai estar em Lisboa na próxima quarta-feira. Às 18h30 há uma concentração de boas-vindas aos tripulantes e às 21h um debate a bordo com a participação da deputada Helena Pinto.

No passado dia 10 de maio, o barco Marianne partiu de Gotemburgo, capital da Suécia, rumo ao mar Mediterrâneo para se juntar à III Flotilha da Liberdade rumo à Faixa de Gaza. A bordo leva um carregamento simbólico de painéis solares e equipamento médico para entregar à população de Gaza.

Segundo o Comité de Solidariedade com a Palestina, o objetivo da Flotilha é denunciar o bloqueio israelita à Faixa de Gaza, que tem condenado à morte lenta uma população cercada.

Antes de se juntar à Flotilha, o barco irá atracar em Lisboa, na marina do Parque das Nações (Expo), na próxima quarta-feira, 3 de junho.

No dia da chegada, várias organizações e coletivos portugueses solidários com a luta do povo palestiniano vão-se concentrar, a partir das 18h30, na saída do Centro Comercial Vasco da Gama, junto ao Pavilhão do Atlântico, para depois rumarem até à doca para acolher a tripulação do Marianne, com música e intervenções públicas.

Às 21horas irá decorrer um debate a bordo do barco, em que participará a deputada bloquista Helena Pinto.

“Num momento em que se assinala o 5º aniversário do assalto ao barco Mavi Marmara da Iª Flotilha, durante o qual a marinha israelita assassinou dez activistas e feriu mais de 50, também denunciamos a impunidade com que Israel pratica os seus actos de pirataria e de crimes contra a humanidade e a cumplicidade das instituições internacionais e dos vários governos, entre os quais o de Portugal”, denunciam os organizadores através de um comunicado enviado à comunicação social.

Termos relacionados Sociedade
(...)