You are here

Greve no Metro de Lisboa começa esta segunda-feira às 23h20

Os trabalhadores promovem uma paralisação de 24h contra a privatização da empresa, em defesa dos postos de trabalho e de um serviço público de qualidade. O Metropolitano de Lisboa só voltará a circular às 6h30 de quarta-feira.
Foto de Paulete Matos.

Numa nota divulgada esta segunda-feira, o Metropolitano de Lisboa (ML) adiantou que a circulação estará suspensa entre as 23h20 de segunda-feira e as 06h30 de quarta-feira "por motivo de greve de 24 horas convocada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores".

Esta é a segunda paralisação promovida pelos trabalhadores do ML no espaço de um mês, sendo que, segundo a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), a greve de 19 de maio contou com uma adesão de cerca de 90%, “depois de contabilizados os números relativos à parte operacional e oficinal da empresa”.

De acordo com a estrutura sindical, estas greves representam "a continuação da luta dos trabalhadores do Metro contra a privatização da empresa, contra a reestruturação que está em curso, em defesa dos postos de trabalho e de um serviço público de qualidade".

A concessão do Metro saltou para a agenda do Governo com o Orçamento de 2015. A 6 de março, o Conselho de Ministros aprovou o processo de concurso e estabeleceu que a decisão final será tomada no final de junho.

Termos relacionados Sociedade
(...)