You are here

Faleceu o Nobel e “mente brilhante” John Nash

O matemático John Nash, prémio Nobel em 1994 e que inspirou o filme Uma Mente Brilhante, morreu este sábado na companhia da sua mulher num acidente de táxi em Nova Jersey (EUA).
John Nash (13 de junho de 1928 - 23 de maio de 2015)

Segundo a imprensa local, o taxista perdeu o controlo do carro ao tentar fazer uma ultrapassagem. No acidente morreu Nash, de 86 anos, e a sua esposa Alicia, com 82. O condutor do táxi sobreviveu ao acidente.

O famoso matemático recebeu o prémio Nobel da Economia, em 1994, pela sua “Teoria dos Jogos” e  a sua carreira e luta contra a esquizofrenia ficaram imortalizadas no filme “Uma Mente Brilhante”, protagonizado por Russel Crowe e que em 2002 foi galardoado com 4 óscares.

Nash fez a sua carreira académica na Universidade de Princeton e no Instituto de Tecnologia de Massachutes (MIT). Na companhia da sua mulher, destacou-se em campanhas de sensibilização sobre doenças mentais.

Este ano, Nash, juntamente com Louis Nirenberg, foi laureado com o prémio Abel, considerado o “Nobel da matemática”, pelos seus estudos na área da teoria das equações diferenciais parciais não-lineares e a suas aplicações em análise geométrica. 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)