You are here

Desigualdade nunca foi tão grande, conclui OCDE

O relatório sobre desigualdade entre ricos e pobres conclui que nos países da OCDE os 10% mais ricos ganham 9.6 vezes mais que os 10% mais pobres. A concentração da riqueza é ainda mais acentuada e a tendência é para alargar o fosso. Portugal não é exceção.
Relatório da OCDE foi divulgado esta semana.

A OCDE admite que o aumento das desigualdades prejudica o crescimento económico a longo prazo e que a precariedade, que atinge mais de metade dos empregos criados desde a década de 1990, contribui para esse aumento.

Para além do crescimento do fosso do rendimento entre os 10% mais ricos e os 10% mais pobres, a OCDE chama a atenção para a concentração da riqueza, que é "muito mais concentrada que o rendimento: em média os 10% de agregados mais ricos detêm metade da riqueza total, enquanto os 40% mais pobres detêm pouco mais de 3%", assinala o relatório agora publicado.

A OCDE recomenda políticas para combater as desigualdades e promover oportunidades para todos: mais participação das mulheres na vida económica, com igualdade de tratamento no trabalho, promoção do emprego de qualidade, apostar na educação e impostos que sirvam para redistribuir a riqueza de forma eficiente.

Na lista da OCDE, Portugal é o sétimo país mais desigual, numa lista de 30 países com dados relativos a 2013.

Termos relacionados Internacional
(...)