You are here

Manifesto internacional de apoio à candidatura “Barcelona em Comum”

Cerca de 300 intelectuais de todo o mundo subscrevem o apoio à candidatura de Ada Colau à presidência da Câmara de Barcelona. Ada Colau é fundadora da Plataforma de Afetados pela Hipoteca em Barcelona, que encabeçou a luta contra os despejos. Entre os subscritores estão Noam Chomsky, Tariq Ali, Jean-Luc Mélenchon, Francisco Louçã, Emir Sader, Slavoj Zizek.
Ada Colau liderou a luta contra os despejos
Ada Colau liderou a luta contra os despejos

 A candidatura Barcelona en Comú (BComú) é uma coligação que inclui as siglas de Iniciativa, Esquerra Unida, Podemos, Procés Constituent y Equo, e as sondagens indicam que pode ser a formação mais votada nas eleições de domingo.

Em seguida, o texto do Manifesto.

Manifesto de apoio a Barcelona em Comum

Como cidadãos e cidadãs damos o nosso apoio à candidatura de “Barcelona em Comum”, encabeçada por Ada Colau, que queremos que seja a primeira presidente da Câmara de Barcelona. Queremos ganhar Barcelona, com as pessoas e para as pessoas.

Fazemo-lo conscientes do momento que vive a cidade. Uma cidade que mudou positivamente ao longo de muitos anos, fruto da luta dos seus habitantes, mas que viu aumentar gravemente a pobreza e as desigualdades entre os seus cidadãos e cidadãs, viu como o desemprego faz estragos à nossa cidade, especialmente entre os jovens e os mais velhos, e como muitos homens e mulheres a verem negados direitos básicos como a moradia, a água ou a luz.

Barcelona é uma cidade global que corre o risco de converter o seu património social, cultural, histórico e arquitetónico numa montra ao serviço das políticas neoliberais, o que dificulta duramente a vida e a convivência na cidade. Hoje está em risco o direito à cidade dos homens e mulheres de Barcelona.

Queremos recuperar o orgulho de viver em Barcelona, queremos que Barcelona seja uma referência internacional como cidade justa e solidária, onde todo mundo pode desenvolver o seu projeto de vida, e queremos que seja uma cidade saudável para se viver, com menos contaminação.

E queremos construí-lo de maneira coletiva, de forma a que os cidadãos e cidadãs tenham um papel protagonista no desenho das políticas públicas e que palavras como participação ou transparência não soem vazias de conteúdo. Queremos uma Câmara que governe ao serviço dos cidadãos e cidadãs.

Queremos uma Câmara que seja a ponta de lança da mudança democrática que hoje exigem muitos cidadãos e cidadãs e que seja uma referência da luta contra a corrupção. Queremos uma Barcelona democrática que proteja as pessoas diante dos poderosos e dos lóbis, dos que querem converter a cidade num negócio. Queremos uma Câmara que não privatize serviços públicos como a educação dos nossos filhos, nem seja cúmplice dos cortes na nossa previdência pública.

Ganhar Barcelona só será possível com o envolvimento de muita gente. Por isto damos também este passo em frente. Queremos que as pessoas votem com orgulho numa candidatura cidadã que defenderá os seus direitos e liberdades. Não queremos uma Câmara escolhida com uma participação de menos de 50% dos eleitores. Fazemos um apelo a encher as urnas de votos para que Barcelona seja a capital da mudança que queremos.

Por todo isto, manifestamos o nosso apoio a Barcelona Em Comum, a Ada Colau como futura presidente da câmara e ao conjunto da sua equipa.

Entre todos e todas: Ganhemos Barcelona!

Candidatura Ada Colau per Barcelona En Comú

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)