You are here
Ativista da luta contra os despejos pode ganhar eleições em Barcelona

A sondagem divulgada este domingo pelo jornal espanhol “El Pais” aponta para a possibilidade de a coligação “Barcelona em Comú” ganhar as eleições municipais do próximo domingo na capital catalã. Prevê ainda a possibilidade de serem eleitos autarcas de sete forças políticas em vez de cinco, como aconteceu em 2011, e a derrocada do partido de Rajoy e do PSC/PSOE. O PP poderá descer de terceira para sétima força e o PSC de segunda para sexta força.
A coligação “Barcelona em Comú” é uma plataforma cidadã que concorre em Barcelona às eleições municipais de 2015. Na coligação participam diversos movimentos e partidos, nomeadamente Iniciativa per Catalunya Verds, Esquerra Unida i Alternativa, Equo, Procés Constituent e Podemos.
A coligação é encabeçada por Ada Colau, investigadora e ativista dos direitos humanos, que foi fundadora e porta-voz, durante cinco anos, do movimento de luta contra os despejos - Plataforma de Afectados por la Hipoteca (PAH). A PAH já paralisou 1.663 despejos e a sua Obra Social realojou 2.500 pessoas.
A sondagem divulgada este domingo pelo “El Pais” aponta que “Barcelona en Comú” pode vencer as eleições, obter 27% dos votos, eleger Ada Colau como presidente da Câmara de Barcelona e 12 autarcas para a vereação (concejales). A Câmara de Barcelona é composta por 41 concejales.
Na sondagem, o partido da direita nacionalista catalã Convergència i Unió (CiU) encontra-se em segundo lugar, com uma previsão de obter 22% dos votos e 10 mandatos. Nas últimas eleições municipais de 2011 em Barcelona a CiU foi o partido vencedor, com 28,7% e 14 mandatos.
Em terceiro lugar na sondagem aparece o novo partido Ciudadanos com previsão de 13,9% e 6 mandatos.
Em quarto lugar está a Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) com 12% e 5 mandatos. Em 2011, a ERC foi o quinto partido mais votado com 5,6% e dois mandatos.
Em quinto lugar encontra-se a Candidatura d'Unitat Popular (CUP) com 8,3% e 3 mandatos. A CUP teve 1,95% em 2011, não tendo elegido nenhum autarca.
Em sexto lugar, na sondagem, aparece o Partit dels Socialistes de Catalunya (PSC-PSOE) com 8,3% e 3 mandatos. Em 2011, o PSC ficou em segundo lugar com 22,1% e 11 mandatos.
Em sétimo lugar está o PP com 5,1% e 2 mandatos. Em 2011, o PP ficou em terceiro lugar com 17,2% e 9 mandatos.
Add new comment