Saúde: Greve tem adesão superior a 80%

Paralisação envolve auxiliares, administrativos, técnicos de diagnóstico e terapêutica, profissionais do INEM e até médicos e enfermeiros. Objetivo é contestar a municipalização dos cuidados de saúde primários, a entrega de hospitais do SNS às Misericórdias e exigir uma discussão pública e alargada sobre o serviço público de saúde.
Só os serviços mínimos estão a ser assegurados. Foto de Paulete Matos

Entre 80% e 100% dos trabalhadores da saúde aderiram à greve desta sexta-feira em defesa do Serviço Nacional de Saúde, disse à agência Lusa Luís Pesca, dirigente da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

"No primeiro turno ontem à noite e também durante a manhã, os níveis de adesão à greve andaram entre os 80% e os 100% a nível nacional, em todos os serviços", disse aos jornalistas Luís Pesca, acrescentando que a paralisação está a ter uma "forte participação de todos os profissionais, incluindo enfermeiros e médicos".

Aderiram à greve auxiliares, administrativos, técnicos de diagnóstico e terapêutica, profissionais do INEM e até médicos e enfermeiros, que estão abrangidos pelo pré-aviso de greve e se reveem nas reivindicações dos colegas. Só os serviços mínimos estão a ser assegurados.

O sindicalista explicou ainda que é na região de Lisboa que a greve está a ter maior adesão, principalmente nos hospitais de São José e de Santa Maria, mas também nos hospitais de Coimbra, no de São João, no Porto, e no de Braga.

Defesa do SNS

Luís Pesca responsabiliza o Ministério da Saúde pelas dificuldades que o SNS está a atravessar, contesta a municipalização dos cuidados de saúde primários, a entrega de hospitais do SNS às Misericórdias e exige ainda uma discussão pública e alargada sobre o serviço público de saúde.

Os trabalhadores da saúde exigem ainda a reposição das 35 horas de trabalho semanal, a criação de carreira de técnico auxiliar de saúde, a criação do suplemento de risco, penosidade e insalubridade e a valorização das carreiras de técnico de diagnóstico e terapêutica e técnico superior de saúde.