You are here

Em apenas dois dias, 2 mil migrantes foram resgatados nas costas da Indonésia e Malásia

Quatro barcos com cerca de 1.400 migrantes foram resgatados esta segunda feira ao largo das costas da Indonésia e da Malásia. No domingo, cerca de 600 outros migrantes alcançaram a província de Aceh, na Indonésia. A maioria são muçulmanos Rohingya que tentam escapar de perseguições e de violência étnica na Birmânia.

Desde que a Tailândia intensificou o cerco ao tráfico humano, na sequência da descoberta de várias valas comuns em campos de escravos no sul do país, os traficantes adotaram rotas mais distantes, o que justifica o aumento do número de migrantes que têm vindo a ser resgatados nas costas da Indonésia e da Malásia.

Entre domingo e esta segunda feira, já foram resgatados mais de 2000 migrantes nas costas destes dois países, na sua maioria muçulmanos Rohingya que fogem de perseguições e de violência étnica na Birmânia.

No domingo, mais de 600 pessoas foram resgatadas na costa de Aceh, na Indonésia, encontrando-se à deriva em duas embarcações de madeira, abandonadas pelos traficantes.

Já na manhã desta segunda-feira, foram encontrados mais de mil migrantes nas costas da ilha turística de Langkawi, na Malásia, e outras 400 pessoas foram resgatadas de um barco à deriva na costa de Aceh, na Indonésia.

Segundo a Al-Jazeera, os migrantes, entre os quais dezenas de crianças e uma grávida, chegaram em “condições muito más”, sofrendo de “fome severa”.

Entre janeiro e março de 2015, 25 mil Rohingya tentaram entrar na Malásia, o dobro face ao mesmo período do ano passado, e, pelo menos, 300 morreram no processo, segundo avança a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Na Indonésia, as autoridades locais estão a preparar-se para novas chegadas, recrutando pescadores para ajudar a patrulhar a costa de Aceh.

A ONU aponta a Rohingya como uma das minorias mais perseguidas do mundo.

Termos relacionados Internacional
(...)