You are here

Bloco promove Encontro “Feminismos contra a Austeridade”

No próximo fim de semana, dias 16 e 17 de maio, vão discutir-se Género e Media, Esquerda Feminista, Trabalho Sexual, Femicídio em mais de 10 debates com dezenas de oradoras e oradores. No sábado terá lugar às 15h uma sessão Internacional com Catarina Martins, Marisa Matias, Afroditi Stampouli (Syriza), Paula Araújo (Podemos) e uma representante do Sinn Féin.

No sábado, dia 16 de maio, a abertura do encontro, que terá lugar na Academia Contemporânea Espectáculo (Praça Coronel Pacheco 1), estará a cargo de Manuela Tavares (Investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de género - ISCSP; dirigente da UMAR), Cecília Honório (Professora; deputada do Bloco de Esquerda) e Mariana Mortágua (Economista; deputada do Bloco de Esquerda).

Pelas 11h, terá início o workshop “O que é uma esquerda feminista?”, com intervenções de Maria Helena Santos (Investigadora em psicologia social e organizacional/desigualdades de género no Centro de Investigação e Intervenção Social – ISCTE-IUL) e Helena Pinto (Feminista; deputada do Bloco de Esquerda). A moderadora será Dina Nunes.

Simultaneamente, decorrerá o workshop “Género e média: o sexismo é a regra?”. O painel será composto por Carla Cerqueira (Investigadora em ciências da comunicação no Centro de Comunicação e Sociedade de Pesquisa da U. Minho) e outra oradora a confirmar. A moderação caberá a Maria Manuel Rola.

Para as 15h, está agendada uma sessão internacional “Feminismos contra a austeridade” com Catarina Martins, Marisa Matias, Afroditi Stampouli (Syriza), Paula Araújo (Podemos) e uma representante do Sinn Féin.

Entre as 17h e as 19h decorrerão dois workshops: “Território e trabalho: as fronteiras da desigualdade”, com Mamadou Ba (dirigente do SOS Racismo) e Guida Vieira (sindicalista conselheira para a igualdade na câmara municipal do Funchal; dirigente da UMAR) e moderação de Carmo Bica, e “Trabalho sexual: como reconhecer direitos?”, com Manuel Carlos Silva (Sociólogo; diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais da U. Minho) e Alexandra Oliveira (Investigadora em estudos sobre prostituição de rua e trabalho sexual no Centro de Psicologia da U. Porto). A moderadora deste último debate será Andrea Peniche.

Já no domingo de manhã, Tiago Ribeiro (Sociólogo; investigador do Observatório Permanente da Justiça e do Centro de Estudos Sociais da U. Coimbra) e Rosa Monteiro (Professora universitária; investigadora do Centro de Estudos Sociais da U. Coimbra) participarão no workshop “Existe machismo de Estado?”, moderado por Susana Constante Pereira.

No mesmo período terá lugar o workshop "Femicídio e violência de género", com Alice Cunha (Ativista transfeminista e queer), Ana Sofia Neves (Investigadora em estudos feministas, violência de género e migrações no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, ISCSP) e moderação de Paula Sequeiros.

A iniciativa contará também, pelas 14h, com uma sessão de Teatro do Oprimido – Tartarugas falantes e Krizo.

Às 16h terá início o plenário “Este mundo não faz o meu género”, que conta com intervenções de João Manuel Oliveira (Investigador em estudos feministas/queer no Centro de Investigação e Intervenção Social – ISCTE-IUL), Sofia Roque (Investigadora em filosofia política no Centro de Filosofia da U. Lisboa; ativista feminista) e moderação de Cristina Andrade.

O encerramento está agendado para as 18h. Para este momento estão previstas as intervenções de Adriana Lopera (Enfermeira; ativista feminista), Inês Barbosa (Investigadora em educação; feminista) e José Soeiro (Sociólogo; deputado do Bloco de Esquerda).

A entrada no Encontro “Feminismos contra a Austeridade” é livre, mas a inscrição é fundamental para garantir refeições, transporte e alojamento. Poderás inscrever-te através dos contactos 222002851 ou 969457723 ou através do email
[email protected].

Se tiveres crianças poderás, mediante inscrição prévia, deixá-las numa creche que o Bloco organiza para o efeito. Estão a ser organizadas viagens em autocarros a partir de Setúbal, Lisboa e Coimbra.

Termos relacionados Política
(...)