You are here

Libéria está livre do Ébola, anuncia a OMS

Após 42 dias sem registo de novos casos de liberianos infetados com o vírus Ébola, a Organização Mundial de Saúde anunciou este sábado o fim da epidemia naquele país.
Foto UNMEER/Flickr

Em comunicado citado pelo diário francês Le Monde, a OMS congratula-se com o fim do Ébola na Libéria, mas apela à prudência e à vigilância, uma vez que novos casos estão a ser detetados em países vizinhos, como a Guiné e a Serra Leoa. O prazo de quarenta e dois dias é o dobro do período de incubação do vírus. A última morte atribuída ao Ébola na Libéria foi de uma mulher de 44 anos anos, enterrada a 28 de março.

"Hoje, 9 de maio de 2015, a OMS declara a Libéria livre da transmissão do vírus ebola. Quarenta e dois dias se passaram depois do último caso confirmado em laboratório", declarou o responsável local pela OMS, Alex Gasasira, citada pela rádio RFI.

Ao todo terão morrido 11 mil pessoas nos três países mais afetados pelo vírus desde o início do surto em dezembro de 2013. “Não podemos descansar enquanto estes países não atingirem os quarenta e dois dias sem registo de novos casos”, afirmou a chefe de missão na Libéria dos Médicos Sem Fronteiras, Mariateresa Cacciapuoti.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)