You are here

Televisão pública grega vai reabrir

O parlamento grego aprovou, na passada terça-feira, o restabelecimento da radiotelevisão pública grega ERT, que foi brutalmente fechada em junho de 2013. Os 1.550 trabalhadores que foram despedidos poderão ser reintegrados, se o desejarem.
A radiotelevisão pública grega ERT foi brutalmente fechada em junho de 2013 pelo governo Samaras, apoiado pela troika

A radiotelevisão pública grega Ellinikí Radiofonía Tileórasi (ERT) foi súbita e brutalmente encerrada pelo governo de Samaras em 11 de junho de 2011. Os seus trabalhadores ocuparam a ERT, mas foram expulsos à força e os edifícios esvaziados pelas forças de segurança em 7 de novembro de 2013.

Os trabalhadores da ERT continuaram a lutar, ao longo de 687 dias, pela sua reabertura e uma parte dos jornalistas e técnicos continuou sempre a emitir, clandestinamente e sem salário, via internet no site ertopen.com.

A reabertura da ERT, que tinha sido substituída por um canal de baixo custo, baixa audiência e fortemente controlado, era uma das principais promessas do Syriza e um símbolo do combate à austeridade e à repressão do governo de Samaras, sustentado pela troika.

O parlamento grego aprovou na passada terça-feira 28 de abril a reabertura da ERT, que terá de novo 2.600 trabalhadores e custará 60 milhões de euros por ano, pagos pela taxa de audiovisual. A empresa do governo de Samaras será dissolvida e os seus trabalhadores integrados na ERT.

Os 1.550 despedidos pelo governo Samaras poderão ser reintegrados se o desejarem. Muitos deles, entretanto, passaram à reforma.

Em Salónica, a ocupação do canal público ERT3 manteve-se desde junho de 2013, devido ao apoio popular e dos movimentos sociais. Segundo politis.fr, Éric Postaux, operador de câmara da ERT3, declarou na passada quarta-feira: “A nossa batalha foi esgotante, mas a vitória finalmente chegou”.

Termos relacionados Internacional
(...)