You are here

Baltimore sob estado de emergência após funeral de jovem negro assassinado pela polícia

Freddie Gray foi assassinado pela polícia no dia 19 de abril em Baltimore. Desde então os protestos têm-se multiplicado. Nesta segunda-feira, após horas de confrontos na sequência do funeral do jovem negro, o governador do Maryland decretou estado de emergência, recolher obrigatório e mobilizou a Guarda Nacional.
Manifestante protesta em cima de carro da polícia destruído – Foto de Noah Scialom/Epa/Lusa

Horas após o funeral de Freddie Gray, a cidade de Baltimore, a 61 quilómetros de Washington, viveu nesta segunda-feira (27 de abril), uma onda de protestos com milhares de pessoas que acabou em confrontos com a polícia. Preocupado com a situação, o presidente Barack Obama telefonou para a para a presidente da câmara de Baltimore para se informar sobre os acontecimentos.

O governador do estado de Maryland, o republicano Larry Hogon, declarou "estado de emergência" e acionou as forças de segurança da Guarda Nacional norte-americana.

Mais de 27 pessoas foram detidas e, segundo as autoridades policiais, quinze polícias ficaram feridos.

“Chega de assassinatos feitos pela polícia”, diz cartaz segurado por manifestante

Freddie Gray, jovem negro de 25 anos, morreu no dia 19 de abril em circunstâncias não determinadas, após ser detido pela polícia em Baltimore. Segundo a polícia, ele sofreu uma rutura de vértebra durante a detenção e foi acusado de trazer um canivete. De acordo com a imprensa, o jovem também teria sofrido um trauma na laringe.

Vídeos gravados mostram como a polícia atirou Gray no chão no momento da detenção (ver abaixo). Ele foi colocado, gritando de dor, num carro da polícia. "Foi dobrado como se fosse um caranguejo ou um boneco de papel", disse Keven Moore, autor de um dos vídeos ao jornal “Baltimore Sun”.

Freddie Gray “fez o que foi proibido a homens negros: olhar nos olhos de um polícia”, disse o pastor Jamal Bryant no discurso realizado no funeral do jovem.

O confronto com a polícia começou quando os oficiais tentaram dispersar os manifestantes com gases lacrimogéneo e foram recebidos com uma chuva de pedras e garrafas. No meio da confusão, alguns manifestantes saquearam uma farmácia e incendiaram uma viatura.

Artigo publicado em Opera Mundi

Freddie Gray FULL RAW VIDEO: Black Man DIES as Baltimore Cops Break SPINE in BRUTAL Police Beating

Termos relacionados Internacional
(...)