You are here

Desobedoc marca comemorações do 25 de Abril no Porto

O Desobedoc 2015 marcou as comemorações do 25 de abril com uma mostra de cinema insubmisso, na baixa do Porto, abrindo pela segunda vez as portas do Cinema Trindade, com entrada livre, de 24 a 27 de abril.
Foto de Renato Roque

A mostra de cinema de iniciativa do Bloco de Esquerda juntou filmes de géneros, autores e autoras variados com um posicionamento comum de contestação e desconstrução de realidades sociais e políticas em Portugal, na UE, em diversos pontos do globo, onde as gentes trabalham e lutam onde as suas vidas se desfazem mas também se redefinem e reconstroem em novas solidariedades, novos espaços e novos afetos, enfrentado a troika, o FMI, o patriarcado e o capitalismo avassalador e destrutivo.

O mundo das solidariedades e das lutas fez-se maior, com estas imagens, saímos das salas de exibição com os cravos com que entrámos e ainda com o peito cheio de admiração e de vigor pelas tantas e tantos que deram cara, sentimento e corpo às lutas em que amiudadamente nos revemos e nos fazem sentir parte de um todo que não se verga e persiste.

Uma programação de grande qualidade e diversidade, um ambiente de convívio relaxado e prazeiroso, uma festa a cruzar a noite de 24 para 25 atraíram centenas de pessoas, as entradas nos dois primeiros dias excediam já as mil e quinhentas. Foi o sítio para ver ou rever bom cinema, para algumas estreias nacionais. Para a decoração da área de entrada algumas peças de mobiliário e decoração foram cedidas amavelmente por comerciantes da Rua do Almada.

O programa compreende 14 longas metragens e 12 curtas, desde clássicos a filmes do ano, da animação, ao documentário, a filmes de temática infantil, passando pela exibição de A Caça de Manoel de Oliveira - filme proibido no seu tempo - por uma homenagem ao cineasta português que abriu a mostra. Na programação destacamos as estreias nacionais de On est vivants da Carmem Castillo, Speculation Nation de Bill Brown e Sabine Gruffat e a estreia no Porto de O medo à espreita de Marta Pessoa.

A colaboração de uma alargada equipa de pessoas, obreiras de culturas alternativas, a colaboração generosa de tantos autores e autoras, de tradutores que fizeram legendagem para português, de comentadores que escreveram as folhas de sala, de técnicos que puseram equipamentos a funcionar, resultou neste evento que agora, último dia de realização, antecipa e brinda já ao Desobedoc do ano por vir.

No terceiro dia, o Comício Desobedecer à Austeridade com representante do Podemos, Catarina Martins, Marisa Matias, Jorge Campos e José Soeiro pontua a agenda.

Termos relacionados Cultura
(...)