Ensino superior poderá perder 4 mil docentes nos próximos anos, alerta sindicato

“Severas restrições" orçamentais que têm impedido a contratação comprometem a preparação de profissionais e a qualidade do ensino, avança o Sindicato Nacional do Ensino Superior, lembrando que há "um elevado número de professores" que vai reformar-se até 2020.

"Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), dos cerca de 25.000 mil docentes do ensino superior público em 2013, mais de 2.000 tinham 60 ou mais anos, e mais de 7.000 docentes tinham entre 50 e 59 anos", refere o SNESup em comunicado.

O sindicato alerta ainda que existem cada vez mais professores com cargas letivas que vão "além dos limites legais" e que as restrições à contratação têm estado a ser colmatadas com vínculos precários.

"Algumas instituições estão já a programar cargas horárias letivas que quase duplicam o limite legal", lê-se no documento.

O SNESup alerta que, nos últimos cinco anos, os concursos de recrutamento de novos docentes ficaram "muito abaixo" do número que se tem reformado, pelo que "estamos perante um grave problema de rejuvenescimento do corpo docente".

Por outro lado, cerca de mil docentes e investigadores mantêm vínculos precários há mais de uma década.

"A preparação de docentes do ensino superior é um processo que demora vários anos, pelo que a preparação da nova geração não pode ser adiada", sustentou o presidente do SNESup, António Vicente, em declarações à agência Lusa.

O dirigente sindical avançou ainda que o sindicato está a preparar uma queixa à Comissão Europeia no sentido de exigir que seja aplicada também no ensino superior a vinculação de docentes com vários anos de serviço que o Ministério da Educação tem estado a implementar no básico e secundário, na sequência de uma intimação de Bruxelas.

"Julgamos que é importante para a estabilização do corpo docente e também para as instituições, sabendo com o que contam, poderem preparar melhor o rejuvenescimento do seu corpo docente", frisou.

Termos relacionados Sociedade